Como instalar Windows em um PC com Linux

Comprou um computador e ele veio sem o sistema da Microsoft? Aprenda passo a passo como instalar Windows no Linux, da licença até a configuração

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 1 ano
Logotipo do Windows 11
Windows (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Várias fabricantes vendem notebooks com Linux como uma forma de baratear o preço do produto final — afinal, o sistema é livre e gratuito. Porém, muita gente prefere ou precisa do Windows, o sistema operacional de computadores mais popular do mercado. Se este é o seu caso, vamos ensinar como instalar o Windows em um PC com Linux.

Para este tutorial, instalamos o Windows 10 em uma máquina com Ubuntu 20.04.3 LTS. As instruções podem variar de acordo com os sistemas ou mesmo com a fabricante do computador.

Tempo necessário: 3 horas

  1. Faça um backup

    Em primeiro lugar, se você chegou a usar seu computador com Linux, precisa fazer um backup dos seus arquivos.

    Neste tutorial, apagaremos o sistema para instalar o Windows, e você perderá todas as suas informações. Então, copie o que for importante em um pendrive, HD externo ou nuvem (Google Drive, OneDrive, Dropbox ou similares).

  2. Compre a licença do Windows

    Depois, é hora de comprar a licença do Windows. Ao contrário do Linux, o Windows é um sistema pago, e você precisa ter a chave de produto para usá-lo. O site da Microsoft é o meio mais seguro para adquirir sua licença.

  3. Crie o pendrive bootável em um PC com Windows

    Feito isso, é hora de começar. Para instalar o Windows no Linux, você precisará de uma mídia de instalação.

    É possível criá-la usando um pendrive. São necessários no mínimo 8 GB. Além disso, o conteúdo dele será apagado, então copie os arquivos para outro pendrive ou para uma pasta na nuvem.

    Infelizmente, os métodos para isso no Linux não são muito confiáveis — todos os que testamos tiveram problemas.

    A solução é mesmo recorrer a um computador com Windows. Pode ser um notebook antigo aí na sua casa, ou então pedir um favor a um amigo ou familiar.

  4. Baixe a ferramenta

    Em um computador com Windows, acesse o site da Microsoft e faça o download da ferramenta de criação de mídia de instalação.Entre o site da Microsoft e clique no botão de download da ferramenta de criação de mídia de instalação

  5. Rode a ferramenta

    Após o download, abra o arquivo. Aceite os termos de uso, se necessário, e escolha a opção “Criar mídia de instalação (pendrive, DVD ou arquivo ISO) para outro computador”.Escolha a opção "Criar mídia de instalação (pendrive, DVD ou arquivo ISO) para outro computador”

  6. Selecione as opções

    Na tela seguinte, escolha as opções adequadas para seu computador. Se você está em uma máquina recente, as recomendações provavelmente servirão.Escolha as opções recomendadas na tela de configurações do computador

  7. Comece a criação do pendrive bootável

    Conecte seu pendrive e escolha a opção “Unidade flash USB”.Conecte seu pendrive e escolha a opção “Unidade flash USB”.

  8. Escolha a unidade de disco

    Depois, escolha o pendrive que você conectou. Na grande maioria dos casos, ele será o drive “D:” e deve aparecer debaixo de “Unidades removíveis”.Tela do Windows com o drive D: Mídia Removível indicado por uma seta

  9. Aguarde a criação da mídia de instalação

    Após clicar em “Avançar”, o processo começa. Ele pode demorar cerca de 30 minutos. Quando estiver concluído, você verá a mensagem “Sua unidade flash USB está pronta”.Tela do Windows com a mensagem "Sua unidade flash USB está pronta" e uma seta indicando o botão "Concluir"

  10. Reinicie o computador para começar a instalação

    Neste momento, você já tem o pendrive bootável para instalar o Windows no Linux.

    Reinicie o computador sem desconectar o pendrive.

    Na tela de apresentação do computador, entre nas configurações de boot, usando o botão F2, F10 ou F12 — isso pode variar, dependendo da marca do seu computador. Nela, escolha a USB como primeira opção de boot. Salve as configurações e saia dessa tela.

    Se tudo correr bem, o computador vai ler o pendrive bootável e iniciar a instalação do sistema.

  11. Selecione o idioma

    Na primeira tela, escolha idioma, formato de hora e moeda, e teclado.Tela de instalação do Windows com seta indicando opções de idioma

  12. Opte pela instalação

    Depois, escolha a opção “Instalar agora”.Tela de instalação do Windows com seta indicando a opção "Instalar agora"

  13. Digite a product key do Windows 10

    Se você já comprou a chave do Windows 10, é hora de digitá-la. Caso contrário, é possível prosseguir com a instalação, mas ela será necessária para usar o sistema.Tela de instalação do Windows 10 com seta indicando campo para digitar chave de produto

  14. Selecione a versão do Windows 10

    Escolha a versão do Windows 10 que você deseja instalar. A Home é a mais indicada para uso pessoal.Tela de instalação do Windows 10 com a versão Home em destaque

  15. Leia e aceite a licença

    Marque a caixa “Aceito os termos de licença” e clique em “Avançar”.Tela de instalação do Windows 10. A caixa de aceitar os termos de licença está destacada, assim como o botão Avançar.

  16. Apague as partições atuais

    É hora de escolher em que disco e partição o Windows será instalado. Neste tutorial, optamos por simplificar as coisas e vamos apagar tudo que está no disco. Selecione uma a uma as partições e clique em “Excluir”.Tela de instalação do Windows 10. As partições do disco estão listadas. Há uma seta apontando para uma delas e outra, para o botão excluir.

  17. Escolha o espaço não alocado

    Depois de apagar as partições, você terá apenas um espaço não alocado. Selecione-o e clique em “Avançar”.Tela de instalação do Windows 10. Há uma seta apontando para "Espaço Não Alocado", e outra, para o botão Instalar.

  18. Selecione o país

    Após algum tempo, você começará com os procedimentos básicos da instalação. Escolha o país onde você está.Tela de seleção de região. Há uma seta na opção Brasil e outra, em Avançar.

  19. Encontre o layout do teclado

    Agora, é hora de escolher o layout de teclado correto. Se você comprou um notebook no Brasil, muito provavelmente ele usará o ABNT ou ABNT2 no idioma português.Tela de escolha de teclado. As opções Brasileiro ABNT e Brasileiro ABNT 2 estão apontadas.

  20. Conecte-se a sua rede

    O instalador do Windows também precisa se conectar à internet. Se você está conectado à rede via cabo, isso deverá acontecer automaticamente. Caso contrário, selecione sua rede Wi-Fi e digite a senha.

  21. Crie uma conta Microsoft ou use a que você já possui

    Agora, é hora de entrar com sua conta Microsoft. Se você tem um e-mail @hotmail ou @outlook, tem uma conta Microsoft — é só digitar o e-mail e a senha. Também dá para criar uma conta, caso você não tenha uma ou não queira usar a que você possui.Tela para entrar com conta Microsoft. Há uma seta apontada para o campo de digitar o e-mail e outra para o botão Avançar.

  22. Cadastre um PIN

    Você também precisará criar um PIN, isto é, uma senha para proteger o acesso ao sistema.

  23. Configure o acesso à localização

    Nos próximos passos, você vai configurar diversas opções relacionadas à privacidade e à segurança. Mais tarde, quando o sistema estiver instalado, é possível alterá-las. A primeira é o acesso à localização. Ele pode ser necessário para usar alguns aplicativos, como mapas.Tela de acesso à localização. A opção destacada é Não. Há um botão avançar destacado.

  24. Escolha se seu computador pode ser encontrado remotamente

    Depois, você deve escolher se permite que seu dispositivo seja localizado remotamente. Isso pode ser útil caso você perca seu notebook ou seja roubado.Tela Localizar meu dispositivo. A opção Sim está destacada, assim como o botão Avançar.

  25. Compartilhe (ou não) dados anônimos com a Microsoft

    É possível permitir que a Microsoft tenha acesso a dados do seu computador para melhorar o sistema. Se você não se sente confortável com isso, escolha não compartilhar.Tela para enviar ou não dados de diagnóstico para a Microsoft

  26. Ative ou desative as IDs de anúncio

    As IDs de anúncio são usadas para mostrar propagandas mais afinadas com seus interesses, mas também representam um risco à sua privacidade. Escolha a opção que deixa você mais confortável.Tela para ativar ou desativar as IDs de anúncio.

  27. Veja demonstrações do sistema

    Se você nunca usou o Windows ou quer descobrir o que o sistema oferece, marque as opções de seu interesse nessa página para ser levado a um tour dos recursos. Aqui, optamos por ignorar.Tela para ativar ou desativar as tours do sistema.

  28. Conecte seu smartphone

    Se seu celular é Android, você pode conectá-lo ao Windows para ter acesso fácil a fotos, notificações e mensagens. Também é possível configurar isso depois da instalação do sistema.Tela para conectar o celular Android ao Windows.

  29. Experimente o Microsoft 365

    O Windows 10 vem com um mês de teste do Microsoft 365, que inclui o pacote Office. Você pode aceitar ou recusar.Tela oferecendo um mês grátis no Microsoft 365

  30. Teste o Game Pass

    A Microsoft também oferece o Game Pass a um preço promocional com o sistema. Aceite ou recuse, como preferir.Tela oferecendo um mês de Game Pass a preço promocional

  31. Ative a Cortana

    O Windows 10 conta com a assistente de voz Cortana, a concorrente da Alexa, da Siri e do Google Assistente. Você pode ativá-la agora ou deixar para testá-la mais tarde.Tela para ativar ou não a Cortana

  32. Use o Windows 10

    Parabéns, você acaba de instalar o Windows no Linux. O sistema oferece maior compatibilidade com programas, serviços e arquivos, além de rodar em uma interface familiar e bastante amigável.Área de trabalho do Windows 10, com logo do Windows de fundo, barra de tarefas e atalho para o Edge

Posso instalar o Windows 11 no Linux?

Pode! Este tutorial optou pelo Windows 10, mais estável e ainda o preferido da maioria dos usuários. Dito isso, é totalmente possível instalar o Windows 11 no Linux. Os passos são parecidos — a compra da licença e o download da ferramenta de criação de mídia são as principais diferenças.

Se você já instalou o Windows 10, também pode atualizar para o Windows 11 de graça.

Quero voltar a usar o Linux. Posso instalá-lo novamente, sem remover o Windows?

Sim, você pode. Existe um tipo de instalação chamado dual boot, que deixa o Windows e o Linux na máquina. Ao iniciar o computador (dar o boot), o usuário escolhe qual sistema quer usar.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados