Linux kernel 5.16 traz suporte a controles de Switch e pode melhorar jogos

Com novos drivers e sistema que poupa CPU e permite aumentar taxa de quadros, versão 5.16 do kernel do Linux tem potencial para games

Giovanni Santa Rosa
Por
Tux no Ubuntu Linux (imagem ilustrativa: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A versão 5.16 do kernel do Linux está disponível. Como destaques, ela traz recursos que podem melhorar o desempenho de jogos (se implementados pelo software, obviamente), além de suporte a mais itens de hardware.

Linus Torvalds, criador e principal mantenedor do sistema, anunciou a novidade na lista de e-mails do núcleo. O kernel atrasou uma semana, mas não por problemas técnicos, e sim por causa das festas de fim de ano mesmo.

Apesar de mais ligado ao Linux, o kernel serve de base para vários outros sistemas, como o Android e o Chrome OS.

Quais as novidades?

A mudança mais importante dessa versão do kernel talvez seja o sistema “futex2”. Ele permite que programas criem exclusões mútuas, variáveis condicionais e outros mecanismos de sincronização.

Com o componente, é possível fazer várias tarefas do tipo de uma única vez, poupando a CPU e aumentando a taxa de quadros. O recurso poderá ser utilizado futuramente no Wine e tem o potencial o desempenho de jogos.

O kernel tem também uma API para ajudar na verificação da integridade dos sistemas de arquivos, mas ela tem suporte a apenas o EXT4 no momento.

Nintendo Switch (Imagem: Alvaro Reyes/Unsplash)
Nintendo Switch (Imagem: Alvaro Reyes/Unsplash)

Ainda falando de games, o núcleo do sistema agora vem com suporte aos Joy-Cons e ao Pro Controller do Nintendo Switch. O LED do DualSense do PlayStation 5 deve funcionar perfeitamente também.

Outros itens de hardware ganharam compatibilidade, como o Magic Keyboard 2021 da Apple e a linha Surface, da Microsoft. Os tablets Intuos da Wacom e o mouse sem fio da Xiaomi tiveram seu suporte aprimorado.

O driver de gráficos da AMD agora é compatível com o DisplayPort 2.0, e o suporte aos gráficos do Intel Alder Lake S passou a ser estável.

Quando chega?

O uso do kernel 5.16 depende, em grande parte, da implementação nas distribuições. Algumas fazer isso mais rápido, como o Pop!_OS, que deve lançar uma atualização nos próximos dias.

Outras fazem diferente. É o caso do Ubuntu, que não usa todo kernel lançado. A próxima atualização, a 22.04, deve chegar em abril, mas a Canonical ainda não confirmou que versão do núcleo do Linux vai usar.

Com informações: XDA-Developers, OMG! Ubuntu!.

Receba mais sobre Linux na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados