Android 12: Galaxy S20 FE, S20, S20+ e S20 Ultra são atualizados no Brasil

Android 12 com One UI 4 traz novos recursos de privacidade e mudanças no visual; atualização está disponível para o Galaxy S20 brasileiro

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 7 meses
Samsung Galaxy S20 Ultra
Samsung Galaxy S20 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Samsung começou a liberar o Android 12 para o Galaxy S20, S20+, S20 Ultra e S20 FE no Brasil. A One UI 4 deu as caras aos modelos dos celulares da marca sul-coreana adquiridos no varejo nos últimos dias. Entre as novidades da atualização, estão as mudanças no design, os novos recursos de privacidade e outras melhorias. 

A nova versão chega aos celulares da Samsung anunciados em 2020 após a liberação do update à família Galaxy S21. No começo de dezembro, a fabricante disponibilizou a atualização ao Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra, mas suspendeu e retomou o download logo em seguida devido a um problema. Agora, o update chegou ao Galaxy S20.

A nova versão do sistema começou a ser liberada na semana passada. Segundo as notas de atualização do Galaxy S20 (SM-G980F) e S20+, o software com o Android 12 deu as caras em 13 de janeiro. Já o update para a edição Ultra (SM-G988B) deu as caras no dia seguinte. Também há relatos do update em redes sociais.

Samsung Galaxy S20+ brasileiro (ZTO) recebe Android 12 nesta quinta-feira (13) (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S20+ brasileiro (ZTO) recebe Android 12 nesta quinta-feira (13) (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O Galaxy S20 FE, que foi lançado depois, também está recebendo o Android 12. De acordo com um arquivo usado pelo celular para verificar se há atualizações para download, a nova versão já está disponível para o modelo com Snapdragon (SM-G780G). O update para o edição com Exynos (SM-G780F) deve chegar em breve.

A atualização está chegando aos quatro modelos brasileiros da linha Galaxy S20. Mas é preciso fazer uma observação: o Android 12 sob a One UI 4 chegou apenas aos modelos comprados no varejo (ZTO). Isto significa que as variantes vendidas em operadoras podem receber a atualização em uma outra ocasião.

Galaxy S20 FE com Snapdragon 865 recebe Android 12 no Brasil (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Galaxy S20 FE com Snapdragon 865 recebe Android 12 no Brasil (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Galaxy S20: como atualizar para o Android 12?

A atualização de sistema operacional geralmente é informada através de uma notificação. Ao recebê-la, basta tocar sobre o aviso, ler as instruções atentamente e fazer a instalação do update conforme orientado pela fabricante. Mas, caso o aviso não apareça, também é possível fazer uma verificação manual pelas configurações. Saiba como:

  1. Abra as configurações do sistema;
  2. Acesse o menu “Atualização de software”;
  3. Toque em “Baixar e atualizar”.

O sistema vai verificar se há novas atualizações disponíveis. Caso o Android 12 sob a One UI 4 esteja liberado para download, basta seguir as orientações oferecidas na tela do celular e fazer a instalação. Também é recomendável fazer um backup de todos os seus dados para evitar perdas caso aconteça algum problema no processo.

One UI 4 com Android 12 terá mudanças no visual e mais (Imagem: Divulgação/Samsung)
One UI 4 com Android 12 terá mudanças no visual e mais (Imagem: Divulgação/Samsung)

O que há de novo no Android 12 sob a One UI 4?

A One UI 4 é a nova versão da interface da Samsung para celulares e tablets. A atualização foi anunciada pela marca sul-coreana em setembro com um novo painel para ajustar as permissões dadas a aplicativos. O update ainda trouxe um indicador para avisar quando um app está usando a câmera e o microfone do smartphone.

A atualização também garante outros recursos do Android 12, que recebeu a versão final no começo de outubro. A lista engloba os elementos do design Material You, que pega os tons do papel de parede e aplica nas cores de elementos da interface. As demais novidades ficam pelo par de emojis e as melhorias no desempenho.

Conheça todas as novidades do Android 12. Você também pode conferir o calendário de atualização do Android 12 para celulares e tablets da Samsung no Brasil.

Receba mais sobre Samsung Galaxy S20 Ultra na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados