Início / Notícias / Jogos /

Pokémon Legends: Arceus é o melhor jogo de toda a série, segundo a crítica

Com nota média de 86 no Metacritic, Pokémon Legends: Arceus está sendo aclamado pela crítica especializada como um dos melhores jogos da franquia nos últimos 20 anos

Murilo Tunholi

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Pokémon Legends: Arceus chega ao Nintendo Switch em 28 de janeiro, mas o jogo já tem suas primeiras críticas publicadas em sites de videogames. Até agora, a maioria dos portais está se referindo ao game como ousado e criativo, sendo o melhor da franquia nos últimos 20 anos, apesar de alguns problemas técnicos. Pelo que parece, o novo RPG será uma aventura obrigatória para os fãs dos monstrinhos de bolso.

Pokémon Legends: Arceus (Imagem: Divulgação/Nintendo)
Pokémon Legends: Arceus (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Com jogabilidade e enredo totalmente diferentes de tudo o que já foi visto até agora na série, Pokémon Legends: Arceus dividiu a comunidade, na época em que havia sido anunciado. Em vez da aventura se passar nos dias atuais, os protagonistas exploram o passado da região de Hisui — conhecida, hoje, como Sinnoh.

A mecânica clássica de capturar Pokémon continua, mas com algumas mudanças. Os monstrinhos ficam espalhados por grandes áreas abertas da região de Hisui, e o jogador deve tomar cuidado para não ser atacado pelas criaturas agressivas e desmaiar. Sim, agora os Pokémon correm atrás de você como animais selvagens.

Dá para se manter furtivo e jogar as pokébolas sem os monstrinhos notarem a sua presença, ou entrar em batalhas tradicionais por turnos para enfraquecê-los antes de capturá-los. Além disso, há criaturas muito fortes — os Pokémon Nobres —, as quais precisam ser acalmadas com substâncias especiais antes da batalha.

Pokémon Legends: Arceus é aclamado pela crítica

Isso é só um resumo das novidades de Pokémon Legends: Arceus, até porque ainda não conseguimos testar o game aqui no Tecnoblog. Outros sites de videogames, como Eurogamer, GameSpot, Polygon, VG247 e VGC, já jogaram o novo RPG e publicaram suas críticas, de acordo com critérios de avaliação de cada um dos portais. Veja, a seguir, algumas opiniões sobre o título:

Eurogamer

“Esse é um jogo criado com base nas técnicas das esculturas subtrativas. E isso é estranhamente refrescante, quando comparado ao nosso apetite atual e insaciável de apenas adicionar mais e mais nas obras de arte. Pokémon Legends: Arceus é o mínimo da franquia, ou sua forma mais pura. Acho que são os dois ao mesmo tempo”.

Chris Tapsell.

GameSpot

“Algumas das novas ideias em Arceus ainda precisam de polimento e demora até você ter acesso a vários ambientes e montarias. Esse é um primeiro passo curioso, e foi um grande ajuste para mim, um fã de longa data da série, fazer. Uma vez que Pokémon Legends: Arceus encontra seu ritmo, porém, ele se torna o jogo mais ousado e criativo da série em anos, quebrando o núcleo estável e criando algo novo e emocionante com os pedaços”.

Steve Watts.

Polygon

Pokémon Legends: Arceus é um pouco confuso, mas todos os primeiros rascunhos são. Ele tropeça muitas vezes em seu caminho para a inovação (afinal, está tentando evoluir uma série de 25 anos) e traz partes iguais de brilho e frustração em suas mecânicas atualizadas. Mas as partes boas em Pokémon Legends: Arceus superam as ruins, resultando em uma primeira tentativa bem-sucedida em um jogo de Pokémon focado em ação”.

Ryan Gilliam.

VG247

Pokémon Legends: Arceus enfia a linha na agulha e de alguma forma costura um equilíbrio brilhante entre o antigo e o novo, entre a tradição e a agitação. É a aventura em 3D de Pokémon que eu imaginei nos anos 90 e que nunca aconteceu. É fresco. É inédito e emocionante, como um novo começo poderoso para a série. Dificuldades técnicas e pequenas frustrações não prejudicam o que esse jogo alcança em outros lugares; é o melhor jogo de Pokémon da série principal em muito, muito tempo”.

Alex Donaldson.

VGC

Pokémon Legends: Arceus é o sopro de ar fresco que a série precisava há tanto tempo. Pode não ter sido aparente nos trailers, mas esse é um dos jogos mais divertidos, envolventes e cativantes de toda a história da franquia Pokémon, e é altamente recomendado para fãs de longa data e novatos completos.

Chris Scullion.

Além das críticas positivas citadas acima, Pokémon Legends: Arceus ostenta nota 86 e 85 nos agregadores de reviews Metacritic e OpenCritic, respectivamente, até agora. Dá para falar com segurança que o jogo é uma compra mais que recomendada para fãs de Pokémon.

Com informações: Kotaku, Eurogamer, GameSpot, Polygon, VG247, VGC.