Os melhores jogos de Pokémon [Segundo a crítica]

De Sword & Shield a Ruby & Sapphire, confira uma lista com os melhores jogos da franquia Pokémon segundo a crítica especializada

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Gengar em sua forma de Mega-Evolução (Imagem: Divulgação)

Com mais de 20 anos em sua trajetória, a franquia de Pikachu e cia. já lançou dezenas de jogos, desenhos, filmes e os mais distintos produtos. Há uma base de fãs apaixonada por suas características e personagens, sempre discutindo sobre os favoritos de cada um. É claro que cada game tem suas qualidades, então confira quais são os melhores jogos de Pokémon segundo a crítica.

1. Pokémon Y & X

jogo pokémon
Xerneas e Yveltal (Imagem: Divulgação)

Muito aguardado na época de seu lançamento, este jogo de Pokémon trouxe um novo estilo com gráficos em 3D para mostrar o poder do portátil Nintendo 3DS. Porém, a revolução das versões X & Y não foi apenas no visual. Um novo tipo de monstrinhos de bolso foi introduzido na aventura: os fairy Pokémon.

A jornada para juntar insígnias e enfrentar os melhores treinadores se passa em Kalos, uma região baseada no país da França. Por último, outra grande novidade foram as chamadas Mega-Evoluções, momentos especiais nos quais os monstrinhos ficam ainda mais poderosos.

  • Data de lançamento: 12 de outubro de 2013
  • Plataformas: Nintendo 3DS, 2DS
  • Metacritic: 88

2. Pokémon HeartGold & SoulSilver

Pokémon heartgold
O Pokémon fênix Ho-Oh (Imagem: Divulgação)

O remake das versões Gold & Silver lançadas para o Game Boy Color trouxe melhorias em todos os quesitos. Os novos modelos 3D que se mesclam com uma arte em pixels conseguiram agradar fãs de todos os tipos. O menu diretamente pela tela de toque do Nintendo DS foi um ponto válido de qualidade de vida.

Toda a aventura na região de Johto garante horas de diversão, oferecendo monstrinhos peculiares e a dupla de lendários Lugia e Ho-Oh. Outra novidade foi a adição de um periférico chamado Pokéwalker. Ele permite que o jogador saia pelas ruas reais enquanto junta passos para itens e afeições a seus Pokémon.

  • Data de lançamento: 26 de março de 2010
  • Plataformas: Nintendo DS
  • Metacritic: 87

3. Pokémon Black & White

jogo Pokémon black
Reshiram na capa da versão Black (Imagem: Divulgação)

Considerado pelos fãs como um dos melhores jogos Pokémon no quesito narrativa, as versões Black & White se passam na região de Unova. Há cerca de 150 monstrinhos inéditos para os colecionadores mais empolgados. Os lendários da vez chamam-se Reshiram e Zekrom.

Outra novidade veio com as estações do ano que afetam quais Pokémon podem aparecer em certas localidades. Além disso, por causa da conectividade da rede de internet da Nintendo, esses dois títulos foram muito populares nas disputas online durante a sua vida útil.

  • Data de lançamento: 4 de março de 2011
  • Plataformas: Nintendo DS
  • Metacritic: 87

4. Pokémon Sun & Moon

Dando um ar de novidades e mudanças, as versões Sun & Moon chegaram exigindo o máximo do portátil da Nintendo. Além de colocar os jogadores em uma região muito diferente do que estavam acostumados, esses jogos Pokémon ofereceram muito mais do que inicialmente parecia.

Surpreendentemente, não há estádios ou buscas por insígnias nesses títulos. O treinador precisa enfrentar rituais para juntar experiências e se sentir aceito pelos moradores e monstrinhos. Outra característica única são os Z Moves, movimentos especiais nos quais treinador e Pokémon fazem poses para atacar.

  • Data de lançamento: 18 de novembro de 2016
  • Plataformas: Nintendo 3DS, 2DS
  • Metacritic: 87

5. Pokémon Diamond & Pearl

diamond pearl
Dialga e Palkia (Imagem: Divulgação)

Com toda a sua história ocorrendo na popular região de Sinnoh, os jogadores podem conhecer a terrível Team Galactic e enfrentá-los em batalhas épicas. Pokémon Diamond & Pearl foram jogos que revolucionaram no Nintendo DS, ainda mais em comparação às versões dos consoles anteriores.

A jornada continua sendo a de juntar as insígnias e se tornar um mestre dos monstrinhos, mas novidades vieram como o Global Trainer System que permitia que as pessoas trocassem Pokémon com qualquer um ao redor do mundo. Em 2021 foram lançados os remakes desses games para o Nintendo Switch.

  • Data de lançamento: 28 de setembro de 2006
  • Plataformas: Nintendo DS
  • Metacritic: 85

6. Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon

Uma sequência ou uma atualização dos jogos de Pokémon lançados em 2016? Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon trazem uma história que ocorre de forma alternativa a dos títulos principais, além de trazer novos monstrinhos para a brincadeira.

A principal novidade introduzida foi a possibilidade de o jogador passear entre mundos distintos através de um Ultra Wormhole. Lá é possível se deparar com novos personagens e desafios, porém muitas das mesmas características de Sun & Moon foram mantidas no fim das contas.

  • Data de lançamento: 17 de novembro de 2017
  • Plataformas: Nintendo 3DS, 2DS
  • Metacritic: 84

7. Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire

Os remakes das versões Ruby & Sapphire chegaram para o Nintendo 3DS prometendo muitas mudanças. Novidades como as Mega-Evoluções e a transformação Primal Reversion de Kyogre e Groudon ganham destaque, mas é a repaginação gráfica que fez os fãs correrem para garantir suas cópias.

Praticamente tudo o que foi trazido com as versões X & Y estão presentes em Omega Ruby & Alpha Sapphire. A possibilidade de cuidar e fazer carinho em seus monstrinhos através do Pokémon-Amie, os tipos de batalhas online, etc. Para quem curte moda, os Pokémon Contest Spectaculars também estão presentes.

  • Data de lançamento: 28 de novembro de 2014
  • Plataformas: Nintendo 3DS, 2DS
  • Metacritic: 83

8. Pokémon Puzzle League

puzzle league
Capa do jogo original (Imagem: Reprodução / Bulbapedia)

Funcionando como uma versão de clássicos como Panel de Pon e Tetris Attack, Pokémon Puzzle League traz partidas intensas de quebra-cabeças que usam blocos coloridos. Há um modo campanha no qual o jogador precisa vencer outros treinadores para juntar insígnias e desafia a Elite dos 4.

Há um modo multiplayer para dois jogadores se enfrentarem em partidas. As artes foram tiradas diretamente do anime e de materiais promocionais dos jogos Pokémon. As músicas também são versões da série clássica.

  • Data de lançamento: 25 de setembro de 2000
  • Plataformas: Nintendo 64
  • Metacritic: 81

9. Pokémon Pinball: Ruby & Sapphire

pinball ruby sapphire
Capa do jogo original (Imagem: Reprodução / Bulbapedia)

Mais um spin-off da série principal. Essa empreitada traz mesas de pinball com Pokébolas que usamos para juntar pontos, capturar Pokémon e vencer batalhas. Além das duas opções de mesas baseadas nos jogos Ruby & Sapphire, o jogador pode encontrar fases bônus temáticas com monstrinhos como Kecleon e Dusclops.

As cores vivas se destacam durante a jogabilidade divertida, fazendo com que o jogador se anime para continuar jogando e capturando. Curiosamente, este foi o primeiro jogo da série Pokémon a ser lançado para o Wii U no formato Virtual Console.

  • Data de lançamento: 1 de agosto de 2003
  • Plataformas: Game Boy Advance, Wii U Virtual Console
  • Metacritic: 81

10. Pokémon FireRed & LeafGreen

FireRed version
Capa original da versão FireRed (Imagem: Reprodução / Bulbapedia)

A primeira vez que os jogos originais receberam um remake foi com essas versões para o Game Boy Advance. Tanto Pokémon FireRed quanto LeafGreen seguem a mesma jornada de suas contrapartes para o Game Boy clássico, mas com uma repaginada de gráficos e sons que os tornaram ainda mais inesquecíveis.

O jogador pode escolher entre Squirtle (a melhor opção), Bulbasaur e Charmander para dar início a sua vida de treinador Pokémon. Ele deve enfrentar os ginásios, derrotar a Equipe Rocket e vencer a Elite dos 4 para ser o campeão de sua região. Vale lembrar que no pacote dos jogos vinha o acessório chamado de Wireless Adapter para jogatina multiplayer sem fios.

  • Data de lançamento: 29 de janeiro de 2004
  • Plataformas: GBA
  • Metacritic: 81

11. Pokémon Sword & Shield

O único jogo Pokémon para Nintendo Switch da lista foi lançado com reclamações por parte dos jogadores, mas mesmo assim alcançou um número astronômico de vendas. Se passando na região de Galar, essa empreitada trouxe novos monstrinhos, movimentos especiais e formas de treinamento.

Além disso, novidades como a Wild Area que permite uma livre exploração para encontrar Pokémon selvagens e as Max Raid Battles que unem treinadores contra um monstrinho Dynamax animaram a base de fãs. Uma expansão foi lançada trazendo mais locais, personagens e amigos para capturar.

  • Data de lançamento: 15 de novembro de 2019
  • Plataformas: Nintendo Switch
  • Metacritic: 80

Vale ressaltar que preferi juntar ambas as versões dos títulos mesmo que uma delas esteja com uma nota levemente menor do que a outra. Para você, qual o melhor jogo de Pokémon já lançado?

Com informações: Metacritic.

Receba mais sobre Pokémon na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados