Evento da Apple em março terá iPad 5G e desbloqueio com máscara em iPhones

Próxima geração do iPhone SE pode ser anunciada em março com suporte ao 5G e melhorias internas; mas o visual não deve ser alterado

Bruno Gall De Blasi
Por
iPhone 13 Mini (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Apple deve realizar grandes estreias em março. Além do próximo iPhone SE, o iPad Air também pode ganhar uma atualização com suporte ao 5G, assim como o futuro celular de entrada da marca. A companhia ainda tende a liberar o iOS 15.4 no mesmo mês, introduzindo a possibilidade de usar o Face ID mesmo com máscara no rosto.

As apostas relacionadas a lançamentos da Apple entre março e abril não são novas. No começo de janeiro, a newsletter Power On, da Bloomberg, especulou que a companhia iria sediar um evento no período. As expectativas giravam principalmente em torno de um novo iPhone SE (cerca de dois anos após a estreia da geração atual).

O novo vazamento do site desta sexta-feira (4) parte do mesmo princípio. Mas há um segundo dispositivo na história: um iPad Air com 5G. O rumor ainda aponta para a estreia de novos Macs com arquitetura ARM (Apple Silicon), dando sequência aos dispositivos com Apple M1, M1 Pro e M1 Max lançados desde 2020.

As expectativas não param por aí. A Apple também está preparando uma nova versão do seu sistema operacional móvel. Trata-se do iOS 15.4, cujo destaque se concentrará no uso do Face ID com máscaras (veja os detalhes abaixo). Também é esperado que a atualização seja revelada ao público em março, junto aos dispositivos.

Apple deve apresentar um novo iPad 5G e próxima geração do iPhone SE em março (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Apple deve apresentar um novo iPad 5G e próxima geração do iPhone SE em março (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

iOS 15.4: Face ID funcionará mesmo com máscaras

A primeira versão de testes do iOS 15.4 veio a público no fim de janeiro. Além das melhorias no desempenho, a atualização chama a atenção pelo fato de que o Face ID vai, enfim, permitir o desbloqueio facial com máscaras. Isso mesmo, você não vai mais ter que digitar a senha ou remover o acessório do rosto para usar o celular.

A mudança será liberada dois anos desde o início da pandemia. Segundo o The Verge que teve acesso ao iOS 15.4 beta, logo ao inicializar o celular após o update, o sistema pergunta se você deseja habilitar o desbloqueio com máscara ou não. Depois, o iOS pede para o usuário registrar o rosto novamente enquanto veste o acessório.

O foco da ferramenta se concentra nos olhos. Ou seja, enquanto o sistema analisa todos os elementos do rosto quando o usuário está sem a máscara, ao colocar o acessório, o Face ID vai destacar os olhos. Não à toa, durante os testes do site, o desbloqueio só não aconteceu quando o usuário tinha algo tapando os olhos ou usava um óculos que não foi registrado pelo celular.

“O Face ID é mais preciso quando configurado apenas para reconhecimento de rosto inteiro”, diz a descrição do recurso. “Para usar o Face ID enquanto usa uma máscara, o iPhone pode reconhecer os recursos exclusivos ao redor dos olhos para autenticar.”

Vale lembrar que a Apple chegou a introduzir uma solução para apaziguar essa dificuldade com o lançamento do iOS 14.5. Mas a solução depende do Apple Watch para ser utilizada. Em outras palavras: ainda que o iPhone seja desbloqueado, neste caso, o Face ID permanece sem funcionar quando a proteção está no rosto. 

Próximo iPhone SE deve manter o visual da geração atual e receber melhorias internas (Imagem: Divulgação/Apple)
Próximo iPhone SE deve manter o visual da geração atual e receber melhorias internas (Imagem: Divulgação/Apple)

O que esperar do iPhone SE 5G e do próximo iPad?

A última versão do iPhone SE foi apresentada pela Apple em 2020. Agora, a fabricante pode estar prestes a revelar uma nova geração do celular no próximo mês, dessa vez com suporte ao 5G, igual ao iPhone 13, mas sem alterar o design característico do iPhone 8. O processador e a câmera também devem receber melhorias.

O iPad Air é outro candidato a receber novidades no possível evento do mês que vem. Espera-se que a quinta geração do tablet também receba suporte às redes de quinta geração, acompanhando outros produto da companhia, e ganhe melhorias na ficha técnica. Os outros detalhes, no entanto, ainda são um mistério.

O evento da Apple deve acontecer em 8 de março de 2022.

Com informações: BloombergGizmochina e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados