Início / Notícias / Jogos /

Steam Deck roda jogos de Wii e GameCube, enquanto Switch fica preso no 64

Emulador Dolphin aparece em foto rodando o clássico F-Zero GX, do GameCube, no Steam Deck e usuários ficam animados no Twitter

Murilo Tunholi

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Steam Deck tem impressionado jogadores e entusiastas de hardware por rodar bem até mesmo os jogos mais modernos com gráficos exigentes, como Control e Devil May Cry 5. Contudo, o PC portátil da Valve também é capaz de rodar games antigos, incluindo clássicos de Nintendo Wii e GameCube — coisa que o próprio Switch ainda não faz.

Emulador Dolphin funcionando no Steam Deck (Imagem: Reprodução/Twitter @Dolphin_Emu)

Por ser um computador em vez de somente um console de videogame, o Steam Deck permite a instalação de outros softwares além dos jogos da biblioteca do Steam. Entre esses programas estão emuladores, como o famoso RetroArch e o Dolphin, que roda games de Wii e GameCube.

Nesta sexta-feira (18), o perfil oficial do Dolphin no Twitter postou uma foto do clássico F-Zero GX, do GameCube, funcionando em um Steam Deck por meio do emulador. É provável que os desenvolvedores do projeto estejam trabalhando em uma versão estável do software para o PC portátil da Valve.

Vale mencionar que, desde o ano passado, diversas equipes responsáveis pela criação de emuladores já estavam animadas com o Steam Deck. Um dos desenvolvedores do Dolphin, conhecido apenas como JMC4789, chegou a conversar sobre isso em uma entrevista à PC Gamer. “Todo mundo que conheço está com as esperanças altas para o Steam Deck agora”, comentou.

Ainda não sabemos se o Dolphin foi instalado no diretamente no SteamOS do Steam Deck — baseado em Linux — ou se foi necessário trocar o sistema operacional para o Windows. De qualquer forma, a Valve garante não haver problemas em baixar programas fora da interface do Steam no PC portátil.

Steam Deck pode ser o portátil definitivo para emulação

Enquanto os futuros donos de Steam Deck se divertem com jogos clássicos de GameCube e Wii, os proprietários de Switch precisam se contentar com a biblioteca limitada de games de Nintendinho, Super Nintendo e Nintendo 64 oferecida na assinatura do Switch Online.

Se depender só da Nintendo, a maioria dos games de consoles antigos vai se perder com o tempo. Nesse caso, os emuladores podem ajudar a preservar esses títulos, permitindo que pessoas mais novas conheçam a história dos videogames de gerações anteriores.

Recentemente, a Nintendo anunciou o encerramento das lojas online do 3DS e do Wii U, no final de março de 2023. Depois disso, não será possível comprar jogos digitais para os consoles, somente baixar o que já foi adquirido.

Fico pensando se daqui a alguns anos, quando não der para encontrar jogos de 3DS e Wii U em lojas físicas, a empresa vai oferecer alguma forma de aproveitar esses games de maneira oficial em algum lugar. Caso isso não aconteça, os emuladores devem assumir essa tarefa, como sempre fizeram.

Com informações: PCGamesN.