Jogo de Portal para Steam Deck é liberado para Windows, com algumas exigências

Aperture Desk Job é um jogo que se passa no mesmo universo de Portal e que pode ser jogado com controles tradicionais ligados ao PC

Felipe Vinha
Por

Há um novo jogo no universo de Portal mas ele é exclusivo do Steam Deck, ou era, até agora. A Valve liberou o game Aperture Desk Job para qualquer usuário de Windows, mas com limitações e exigências, basta realizar o download na página do próprio Steam e ter um controle conectado no computador.

Acontece que Aperture Desk Job foi desenhado para ser uma demonstração técnica das capacidades do Steam Deck, especialmente de seus controles. Por padrão ele não funciona no teclado e mouse, pois é focado no joystick com opções mais tradicionais em relação a videogames.

O game por si só é bem simples. Dura cerca de 30 minutos e pesa menos de 4Gb. Nele o jogador analisa alguns itens e interage com objetos, enquanto lida com pequenos contra-tempos que podem surgir – sempre com aquele humor ácido, típico da série Portal.

A Valve, porém, alerta e reforça: este não é Portal 3! É realmente um jogo mais simples, que se passa no mesmo universo. Não espere ver Glados por aqui, mas você vai ouvir a voz do ator J.K. Simmons no papel de Cave Johnson, fundador do laboratório Aperture Science, principal ambientação da saga.

Veja o trailer de Aperture Desk Job:

O download você encontra neste link.

Requisitos mínimos

Para jogar Aberture Desk Job, além de cerca de 3Gb de espaço disponível, você vai precisar ter um computador com:

  • Sistema operacional: Windows 10
  • Processador: Core i5-7500 / Ryzen 5 1600
  • Memória: 12Gb de RAM
  • Placa de vídeo: GTX 1060 / RX 580 – 6GB VRAM

Ele também é compatível com alguns modelos de Linux, já que foi feito sob medida para o SteamOS. Além disso, é imprescindível que você tenha um controle ligado antes de abrir o jogo, para que o Steam reconheça os comandos de pronto.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados