Windows 11 atende nossas preces e prepara abas no Explorador de Arquivos

Microsoft experimenta abas no Explorador de Arquivos do Windows 11; função permite abrir várias pastas em uma única janela

Bruno Gall De Blasi
Por
Nova compilação experimental do Windows 11 inclui abas no Explorador de Arquivos (imagem: divulgação/Microsoft)
Nova compilação experimental do Windows 11 inclui abas no Explorador de Arquivos (imagem: divulgação/Microsoft)

A navegação entre pastas no Windows 11 tende a ficar mais organizada. Nesta quarta-feira (9), a Microsoft liberou uma atualização que inclui abas no Explorador de Arquivos (finalmente!!!) ao sistema operacional. A nova versão experimental do sistema operacional ainda agrega outros recursos ao software.

A atualização agrega um desejo de longa data de muitos usuários do Windows. Segundo o desenvolvedor Rafael Rivera em seu perfil do Twitter, a compilação de número 22572 traz a função de guias. Ou seja, o usuário pode abrir pastas diferentes em uma única janela através de abas, assim como no Google Chrome, Microsoft Edge, Safari e outros navegadores modernos.

O desenvolvedor publicou duas capturas de tela com o recurso em ação nos modos claro e escuro. Em ambas as imagens, nota-se três abas abertas com as pastas Acesso Rápido, a raiz da partição do sistema (C:) e Downloads. Assim como no Microsoft Edge, as guias estão posicionadas na parte superior da janela, acima da barra de ferramentas e na alturas dos botões para minimizar, maximizar e fechar.

A novidade já está disponível para quem participa do canal Dev do Windows Insiders.

Gerenciador de Arquivos do Windows 11 ganha abas (Imagem: Reprodução/Rafael Rivera/Twitter)
Gerenciador de Arquivos do Windows 11 ganha abas (Imagem: Reprodução/Rafael Rivera/Twitter)

Atualização é aguardada por usuários há muito tempo

Particularmente, vejo essa mudança como um incremento mais do que necessário. Em 2017, migrei do Windows para o macOS e notei como a função de abas do Finder, o gerenciador de arquivos da Apple para Mac, tornou-se um divisor de águas no meu dia a dia. Afinal, a navegação entre arquivos melhorou significativamente, pois só preciso de uma única janela para abrir várias pastas diferentes.

Outros usuários também aprovaram a chegada do recurso no sistema. “Meu Deus, eu estava esperando isso por muito tempo!”, disse uma pessoa no Twitter nesta quinta-feira (10). “Isso realmente ajudará a reduzir a quantidade de janelas desajeitadas do Windows Explorer”, afirmou outro usuário no mesmo dia.

Teve até quem comemorou com GIF:

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Microsoft testa a novidade. Em 2017, a companhia implementou abas para apps do Windows 10, incluindo o Explorador de Arquivos. Apesar do experimento, o projeto foi cancelado em 2019.

Não há previsão de lançamento da ferramenta para todos os usuários do Windows 11.

Windows 11 ganha nova versão de testes

A compilação de número 22572 para usuários do Windows Insiders traz outras novidades. Segundo a Microsoft nesta quarta-feira (9), o sistema agora traz o Microsoft Family por padrão, app para administrar recursos de segurança familiar. O Clipchamp, um editor de vídeos rápido, também tornou-se um app nativo.

A busca do sistema operacional também recebeu melhorias. A partir da semana que vem, a ferramenta de pesquisa passará a mostrar momentos interessantes no tempo. As mudanças estão disponíveis para quem participa do programa de testes do Windows.

Com informações: Microsoft e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados