Windows 11 leva abas no Explorador de Arquivos para mais usuários

Microsoft avança em testes, e Explorador de Arquivos com abas e novo painel lateral pode chegar para todos até o fim do ano

Giovanni Santa Rosa
Por
Microsoft pode barrar de vez o Windows 11 em PCs antigos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

As abas no Explorador de Arquivos são um pedido antigo — afinal de contas, ninguém gosta de abrir um monte de janelas. Este desejo está mais próximo de ser atendido: a Microsoft começou a testar o recurso em um número maior de computadores, indicando que ele pode chegar ainda este ano ao Windows 11.

As abas para o Explorador de Arquivos apareceram no Windows 11 KB5014700, compilação 22621.160. Esta build está sendo distribuída para usuários do programa Windows Insider inscritos no canal Beta.

As abas funcionam de um jeito bem parecido com as de qualquer navegador, permitindo que você alterne entre diferentes pastas dentro de uma mesma janela.

Um clique com o botão direito do mouse em uma pasta dá a opção de abri-la em uma nova aba. Outra solução é clicar no botão “mais”, que fica na mesma barra.

Abas do Explorador de Arquivos são praticamente idênticas ao recurso dos navegadores
Abas do Explorador de Arquivos são praticamente idênticas ao recurso dos navegadores (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O Explorador de Arquivos também ganhou um novo painel de navegação na esquerda da janela. Ele tem um visual mais limpo e dá acesso rápido a pastas fixadas ou usadas frequentemente. A área também inclui perfis do OneDrive associados ao usuário do Windows 11.

Windows 11 deve ganhar grande atualização até outubro

O Windows 11 22H2 será a primeira grande atualização do sistema operacional desde lançado. Ele já está na última fase antes do lançamento, o Release Preview, e deve pintar em setembro ou outubro.

Como principais novidades, ele traz melhorias na integração com o OneDrive, pastas no menu Iniciar, a volta do arrastar e soltar na Barra de Tarefas e mais.

A expectativa era que as abas chegassem nesse update, mas não foi o que aconteceu. O preview de lançamento, disponível desde o começo de junho de 2022, não conta com o recurso.

A build 22621 é o primeiro preview de atualização cumulativa do Windows 11 22H2 a trazer algumas novidades em termos de funcionalidade. Isso indica que as abas devem chegar mesmo em um update menor, provavelmente um dos primeiros das grandes mudanças, que deve ser liberado até o fim de 2022.

Com informações: Microsoft, Windows Latest.

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados