Google Docs deixa você criar e-mails com outras pessoas e mandar via Gmail

Modelo do Documentos (Google Docs) oferece opção para preparar rascunhos de e-mails em colaboração com colegas de trabalho

Bruno Gall De Blasi
Por
Google Docs em um iPhone (Imagem: Tecnoblog)

Escrever e-mails com os seus colegas de trabalho tornou-se uma tarefa mais simples. O Google revelou um modelo para redigir mensagens pelo Google Docs com direito a um botão para enviá-las pelo Gmail rapidamente. O novo recurso do Documentos já está sendo liberado gradualmente aos usuários elegíveis da suíte de escritório. 

A novidade é voltada a conteúdos que serão enviados pelo Gmail. Em comunicado publicado no blog do Google Workspace, a companhia afirma que está facilitando a colaboração para escrever rascunhos de e-mails pelo Documentos. Para isto, basta usar o novo modelo da plataforma anunciado nesta terça-feira (15).

O modelo pode ser usado de duas maneiras. A primeira é através da própria área onde os conteúdos são escritos: o usuário só precisa digitar “@”, escolher a opção “Rascunho de e-mail” e, por fim, preparar a mensagem. Outra alternativa para utilizar o recurso é através do menu “Inserir”.

Google Docs envia rascunhos de e-mail pelo Gmail

A função aplica uma estrutura similar às janelas para compôr novos e-mail. Ao escolher o modelo, o usuário dá de cara com espaços para inserir o destinatário e o assunto da mensagem. “Você pode mencionar pessoas nos campos de destinatários usando o menu @ sem precisar lembrar seus endereços de e-mail”, explicaram.

Mais abaixo, há um campo para escrever o conteúdo que será inserido no corpo do e-mail. Caso esteja preparando uma mensagem com seus colegas do trabalho, o Google também oferece a possibilidade de compartilhar o documento com outras pessoas. Assim, todos podem colaborar para escrever e revisar o conteúdo em equipe.

Você também não precisa copiar e colar o conteúdo em um serviço de e-mail para enviá-lo. Ao finalizar, basta clicar no botão que fica ao lado do rascunho, com o logotipo do Gmail. Depois, uma janela do serviço de e-mail será exibida com todos os campos preenchidos para que a mensagem seja despachada imediatamente.

Modelo de rascunho de e-mail do Google Docs (Imagem: Reprodução/Google)
Modelo de rascunho de e-mail do Google Docs (Imagem: Reprodução/Google)

Rascunho de e-mail já está sendo liberado aos usuários

A ferramenta está disponível para todos os assinantes do Google Workspace. Além disso, contas do G Suite Basic e o G Suite Business também poderão utilizar o rascunho de e-mail no Google Docs. Confira, a seguir, quando o recurso será liberado para os assinantes do pacote de produtividade do Google:

  • Domínios com lançamento rápido: liberação em até 15 dias a partir de 15 de março de 2022;
  • Domínios com lançamento agendado: liberação possivelmente em mais de 15 dias a partir de 22 de março de 2022.

Não há previsão de lançamento do recurso para contas gratuitas do Gmail.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados