Início / Notícias / Celular /

Colocou o pino de tirar chip no furo errado do celular? Este vídeo é para você

Vídeo mostra o que acontece quando uma pessoa coloca por acidente o pino de remover a gaveta do chip no furo do microfone do celular

Murilo Tunholi

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

É bastante comum colocar no furo errado o pino de metal usado para abrir a gaveta do chip do celular. Em aparelhos cujo SIM fica na parte de baixo, como no Galaxy S22, há impressão de que é possível atingir o microfone sem querer. Se isso ocorrer, não se desespere — um vídeo mostra exatamente o que acontece com o aparelho nessas situações.

Samsung Galaxy S22 Ultra (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S22 Ultra (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

As pessoas que acabam errando o furo da gaveta do chip ficam logo preocupadas com a integridade física do celular. Afinal, o que acontece se o pino for usado para perfurar outro local? O aparelho perde a garantia? A proteção contra água perde o efeito? O microfone para de funcionar?

Para responder a todas essas dúvidas, o youtuber conhecido como Zack, do canal JerryRigEverything, gravou um vídeo. Nessa gravação, ele desmonta um Galaxy S22 Ultra e diversos outros aparelhos para mostrar as possíveis consequências de errar o furo na hora de remover o chip.

Galaxy S22 Ultra não corre risco de quebrar

No caso do Galaxy S22 Ultra, em específico, o furo do compartimento do chip fica bem ao lado do microfone, na parte inferior do aparelho. Devido a esse design projetado pela Samsung, as chances de colocar o pino no lugar errado são altíssimas.

A boa notícia é que, no Galaxy S22 Ultra, nada de ruim acontece, caso o pino seja colocado no lugar errado. Apesar de permitir a entrada da ferramenta de metal, o furo do microfone fica mais estreito ao longo do caminho. Por isso, é impossível alcançar os componentes internos.

Mesmo se a pessoa forçar o pino para dentro, não haverá riscos. A tela que garante a proteção à água fica distante do pino, e o pequeno quadrado dourado do microfone é posicionado acima do buraco. Parece que a Samsung previu a possibilidade de qualquer pessoa errar o furo do chip.

A mesma situação se repete em outros celulares cujo furo do compartimento do chip fica próximo microfone, como no OnePlus 10 Pro, Pixel 6 Pro e Xiaomi Mi 11.

iPhone pode sofrer danos irreversíveis

Entre os aparelhos mais recentes, os modelos do iPhone 13 são os mais suscetíveis a danos acidentais. Entretanto, é muito improvável que alguém vá enfiar o pino de metal na parte de baixo dos celulares da Apple, já que a gaveta do chip fica na lateral.

Caso isso aconteça, e o pino for colocado com muita força por acidente em algum furo da parte inferior, há chances de danificar a tela que garante a proteção à água ao iPhone. O microfone, por outro lado, vai continuar seguro, pois ele fica acima dos buracos.

Os celulares modernos são projetados para sobreviverem a possíveis acidentes envolvendo o pino de metal. Por isso, não é preciso ter medo, caso erre o furo da gaveta do chip. Já em dispositivos antigos, vale tomar mais cuidado, já que eles não têm tantas proteções.

Com informações: Android Police.