Moto G30 recebe Android 12 no Brasil com bugs na instalação e na câmera

Android 12 é liberado para o Moto G30 brasileiro, mas usuários reclamam de falhas que impedem a instalação da atualização

Bruno Gall De Blasi
Por
Motorola Moto G30 (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Demorou, mas chegou: a Motorola começou a liberar o Android 12 para o Moto G30 no Brasil. A atualização disponível desde a semana passada seria um alívio aos usuários se não fossem os problemas na instalação e na câmera. É o que contam os relatos dos proprietários do celular em redes sociais nos últimos dias.

A atualização começou a dar as caras na semana passada. Segundo o Gizmochina, o update da Motorola é identificado pela versão S0RCS32.41-10-9-2. Além disso, o arquivo de 1,09 GB traz tanto o Android 12 quanto o pacote de correções de segurança de fevereiro de 2022.

A atualização é uma boa notícia para os usuários. Afinal, depois de a Samsung liberar o Android 12 para boa parte dos seu celulares premium e alguns intermediários, como o Galaxy A52, a Motorola enfim levou o update para um Moto G brasileiro. Os usuários, no entanto, estão se queixando de falhas no update desde a sua liberação.

Usuário relata que recebeu atualização para Android 12, mas não conseguiu instalá-la (Imagem: Reprodução/Chuckdark2/Twitter)
Usuário relata que recebeu atualização para Android 12, mas não conseguiu instalá-la (Imagem: Reprodução/Chuckdark2/Twitter)

Donos do Moto G30 não conseguem instalar atualização

As reclamações foram reveladas em redes sociais, como o Twitter. E os problemas começaram ainda na instalação: na semana passada, um usuário afirmou que recebeu a notificação para fazer o update. Mas, ao acessar as configurações para iniciar o processo, tanto o aviso quanto qualquer vestígio da atualização para o Android 12 desapareceram.

“Fui atualizar meu Moto G30 para o Android 12 e a atualização simplesmente sumiu”, disse um usuário na quinta-feira (17). “Procurei nas configurações, mas diz que estou na versão mais recente (Android 11)”. 

Site da Motorola diz que atualização para o Android 12 está disponível aos donos do Moto G30 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Site da Motorola diz que atualização para o Android 12 está disponível aos donos do Moto G30 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Atualização para o Android 12 traz bugs na câmera

E os relatos de bugs não param por aí. Também no Twitter, alguns usuários afirmaram que até conseguiram instalar a atualização para o Android 12.Todavia, o update resultou em falhas na câmera do celular, prejudicando a qualidade das fotos.

“Você reparou nas fotos? Todo mundo queimado do sol”, disse uma pessoa na última quarta-feira (15). “Tá horrível demais, não sei se tem como arrumar.”

Apesar das reclamações, a atualização segue disponível para os usuários. Em uma página de suporte da Motorola, a fabricante informa que “a atualização para o Android 12 começou no dia 15 de março de 2022”. A informação oficial, cabe ressaltar, é destinada aos modelos adquiridos no varejo.

O que diz a Motorola?

A Motorola entrou em contato com o Tecnoblog nesta terça-feira (22). Em nota, a companhia afirmou que não recebeu relato de consumidores que tiveram problemas com a câmera após a atualização. A fabricante também disse que está monitorando as queixas nas redes sociais. Confira o posicionamento na íntegra:

“A Motorola informa que não recebeu no seu call center relatos de consumidores que tiveram problemas com o funcionamento da câmera após o início da atualização do sistema operacional do moto g30. A empresa está monitorando os relatos nas redes sociais e tentará contatar os clientes para analisar detalhadamente os casos e oferecer uma solução definitiva o mais rápido possível.

Em caso de dúvida, a Motorola orienta que os clientes procurem o serviço de Atendimento ao Consumidor pelo WhatsApp 19 98363-0058 ou pelos telefones 4002-1244 para as capitais e regiões metropolitanas e 0800 773 1244 para as demais localidades.”

Atualizado em 22 de março de 2022 às 14h51 para incluir o posicionamento da Motorola.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados