Microsoft quer trazer barras de rolagem do Windows 11 para o Google Chrome

Em proposta enviada ao Google, Microsoft descreve nova barra de rolagem para o Google Chrome, alinhada com o padrão visual do Windows 11

Bruno Ignacio
Por
Google Chrome (Imagem: Nathana Rebouças / Unsplash)
Google Chrome (Imagem: Nathana Rebouças / Unsplash)

O Windows 11 introduziu uma nova e moderna barra de rolagem nos apps do sistema, se adaptando em forma de acordo com interações do usuário. Agora, o design pode ser levado também para o navegador Google Chrome, de acordo com uma nova proposta da Microsoft. Chamada “Fluent scrollbar”, seu tamanho é alterado automaticamente em diversas situações, trazendo um ar mais orgânico para os cantos das janelas.

O objetivo aqui seria tornar o navegador do Google um pouco mais alinhado com o padrão visual presente no Windows 11. Dessa maneira, as novas barras de rolagem do Chrome seriam praticamente iguais as já usadas em apps do sistema operacional, como Configurações, Media Player e outros: arredondadas, mais finas, responsivas e modernas.

Chrome receberia barra de rolagem mais moderna

Tanto as barras sobrepostas e não sobrepostas do Chrome seriam alteradas para a Fluent scrollbar. Além disso, a Microsoft também está considerando algumas mudanças visuais na forma como os usuários interagem com as barras de rolagem no navegador.

Dessa maneira, a proposta contempla três possibilidades diferentes de visualização da barra de rolagem no Chrome:

  • Modo minimalista: seria o novo design padrão do navegador do Google. Aqui, as barras são menores, mais modernas, ocupam menos espaço da tela e os demais elementos, como setas e botões, são escondidos.
Visual minimalista da nova barra de rolagem do Google Chrome (Imagem: Divulgação/ Microsoft)
Visual minimalista da nova barra de rolagem do Google Chrome (Imagem: Divulgação/ Microsoft)
  • Modo completo: este seria o visual das barras de rolagem do Chrome quando o cursor do mouse estiver sobre a área da barra, mostrando todos os elementos e aumentando seu tamanho.
Visual completo da nova barra de rolagem do Google Chrome (Imagem: Divulgação/ Microsoft)
Visual completo da nova barra de rolagem do Google Chrome (Imagem: Divulgação/ Microsoft)
  • Oculto: esta seria uma alternativa completamente nova, que deixaria a barra de rolagem invisível o tempo todo, mesmo que o cursor esteja sobre a área de interação. No entanto, o Google parece não ter gostado muito dessa ideia e a Microsoft decidiu seguir explorando alternativas de design.

Algumas outras mudanças também foram propostas. Entre elas, a barra de rolagem lateral estaria sempre visível no modo minimalista. Além disso, ao se abrir o Chrome, todos os elementos da barra de rolagem vão aparecer e então desaparecer, mantendo visível somente o necessário.

A Microsoft também observou que seria possível contornar o tal “modo oculto” com a solução nativa do Windows 11 de sempre mostrar barras de rolagem, caso o usuário prefira. Por fim, a proposta inicial trata apenas de barras de sobreposição, mas a Microsoft está aberta a desenvolver o recurso repaginado sem sobreposição, caso o Google solicite.

Com informações: Windows Latest

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados