Rio vai aceitar pagamento do IPTU com criptomoeda; iniciativa é inédita no Brasil

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, anunciou que IPTU de 2023 poderá ser pago com criptomoedas; prefeitura quer desenvolver mercado cripto local

Bruno Ignacio
Por
Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em evento "Criptoatividade Carioca"
Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em evento "Criptoatividade Carioca" (Imagem: Reprodução/ Twitter)

O Rio de Janeiro se tornará a primeira cidade do Brasil a permitir pagamentos de impostos através de criptomoedas. Na última sexta-feira (25), a prefeitura anunciou que os moradores do município vão poder pagar o IPTU de 2023 com moedas digitais, sem especificar ainda quais ativos serão aceitos. A iniciativa faz parte de um projeto maior que busca desenvolver o mercado cripto local.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, já havia indicado em janeiro deste ano que a cidade poderia receber sistema que permitiria pagar IPTU com bitcoin (BTC). Sua ideia foi anunciada durante um evento sobre criptomoedas que contou também com a participação do prefeito de Miami, Francis Suarez, um nome bem conhecido por ser o primeiro político a implementar moedas digitais nas contas de um município.

No entanto, foi somente na última sexta-feira que Paes confirmou a integração de criptomoedas na administração do Rio de Janeiro. A revelação ocorreu durante o evento Criptoatividade Carioca, organizado pelas secretarias municipais de Fazenda e Planejamento e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação.

Rio de Janeiro quer se tornar “polo cripto” no Brasil

Na ocasião, foi apresentado o relatório CriptoRio, que descreveu um conjunto de ideias que visam “propor ações para estimular o desenvolvimento de um mercado cripto na cidade”. Aparentemente, Paes quer transformar o Rio de Janeiro no polo dos criptoativos no Brasil, assim como Suarez fez com Miami.

Na prática, os moradores da cidade poderão pagar o IPTU de 2023 com criptomoedas, ainda que não se saiba exatamente quais serão elas. No entanto, o município só receberia os pagamentos 100% convertidos em reais. Para isso, a prefeitura está buscando empresas especializadas para estabelecer parcerias a fim de viabilizar o projeto.

“Nosso esforço aqui é deixar claro que na cidade do Rio temos iniciativas oficiais que reconhecem esse mercado (cripto). Agora, quem investe em criptomoeda e mora na cidade do Rio vai poder gastar esse ativo aqui pagando imposto oficial na cidade. E vamos avançar nisso rápido.”

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, no evento Criptoatividade Carioca

Prefeitura promete NFTs e pagamentos cripto em táxi

O pagamento de IPTU com criptomoedas é apenas o primeiro passo. Segundo a prefeitura do Rio, há também outros projetos cripto em andamento na cidade. O bitcoin, por exemplo, poderia ser aceito como pagamento em corridas de táxi em um futuro próximo. Além disso, a administração de Paes afirma que esses criptoativos serão utilizados para “estimular as artes, a cultura e o turismo”.

Os detalhes do que está por vir ainda são escassos, mas a prefeitura afirma que irá utilizar NFTs para criar uma “política de governança sólida e responsável para avaliar a realização de investimentos cripto”. Além disso, Paes disse que o governo municipal já estuda a possibilidade de alocar 1% dos cofres públicos em criptomoedas.

Por isso, também foi anunciada a criação do Comitê Municipal de Criptoinvestimentos (CMCI), que ficará responsável por desenvolver, estruturar e estudar investimentos de recursos em criptoativos, considerando todas as limitações no uso do dinheiro público.

No entanto, trata-se de um terreno inexplorado e possivelmente cheio de obstáculos jurídicos. O uso de criptomoedas pelo poder público no Brasil é algo inédito até então. Portanto, as ações da prefeitura do Rio deverão seguir os regulamentos e diretrizes existentes do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários.

Entre os projetos futuros, está também o desenvolvimento de NFTs da cidade do Rio. Os tokens não fungíveis trariam imagens de pontos turísticos e o projeto levaria à criação de espaços para artistas fazerem intervenções. As artes desenvolvidas também se tornariam ativos digitais e iriam para uma carteira de uma blockchain escolhida pela prefeitura.

Com informações: Prefeitura do Rio de Janeiro

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Canal Exclusivo

Relacionados