Uber Planet, modalidade que compensa emissão de carbono, chega a SP e Rio

Uber Planet é levado para mais cidades do Brasil; modalidade de corridas auxilia projetos de preservação ambiental da Amazônia

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 6 meses
Uber
Uber Planet é expandido para mais cidades do Brasil, incluindo Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Uber anunciou, nesta terça-feira (19), a expansão do Uber Planet para mais cidades brasileiras. A modalidade que compensa a emissão de carbono (CO2) das viagens agora está disponível para usuários do Rio de Janeiro, São Paulo e outras regiões. A ação visa auxiliar projetos para manter a preservação da Amazônia.

A expansão faz parte da comemoração do Dia da Terra, na próxima sexta-feira (22). A modalidade anunciada no fim do ano passado, fruto de uma parceria com a Carbonext, visa beneficiar projetos da Amazônia. Assim, os créditos gerados em corridas usados para manter a preservação da floresta. 

A compensação de carbono acontece por viagens com a nova modalidade. Ao selecioná-la, os créditos gerados nas corridas são destinados aos projetos. E é bem simples viajar a novidade: basta abrir o app da plataforma e, na hora de solicitar um carro, e escolher a opção Uber Planet.

Uber Planet está disponível no RJ, SP e mais cidades

De acordo com um comunicado à imprensa, o valor de uma viagem com o Planet será, em média, 5% maior do que uma viagem com o Uber Comfort. “Ao final de cada mês os usuários receberão um relatório com a quantidade de CO2 compensado”. Confira as cidades onde é possível usar a nova modalidade:

  • Brasília (DF – novo);
  • Campos dos Goytacazes (RJ);
  • Florianópolis (SC);
  • Maringá (PR);
  • Natal (RN);
  • Porto Alegre (RS);
  • Recife (PE – novo);
  • Rio de Janeiro (RJ – novo);
  • São José dos Campos (SP);
  • São Paulo (SP – novo).
Preços do Uber com a nova modalidade Uber Planet
Preços do Uber com a nova modalidade Uber Planet (Imagem: Divulgação/Uber)

Mais de 47 mil toneladas de CO2 já foram compensadas

O projeto visa auxiliar na preservação do meio ambiente. E a iniciativa já angariou bons resultados até o momento: segundo a Uber, mais de 47 mil toneladas de CO2 já foram compensadas na América Latina com o auxílio do Planet. A modalidade, vale lembrar, chegou ao Brasil em 2021.

“Estamos expandindo as viagens com o Planet para que mais usuários da plataforma possam se movimentar e, ao mesmo tempo, ajudar o meio ambiente”, disse Silvia Penna, diretora-geral da Uber. “Essa nova modalidade permitirá que a Uber siga com o seu compromisso global de se tornar uma empresa cada vez mais sustentável”.

A plataforma também vai exibir os trajetos das viagens feitas com o Planet na cor verde durante o Dia da Terra. “Além disso, até o dia 18 de maio, a Uber vai dobrar a compensação de carbono das viagens feitas com o Planet”, afirmaram.

Receba mais sobre São Paulo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados