GitHub tem uma versão para desktop que acaba de ficar mais fácil de se usar

Com versões para Windows e macOS, GitHub Desktop 3.0 só destaca notificações importantes e melhora comunicação com equipe

Emerson Alecrim
Por
GitHub Desktop (imagem: reprodução/GitHub)

Quem vê de fora pode imaginar que o GitHub é uma plataforma de desenvolvimento complexa. Não é bem assim. Prova disso está no anúncio, nesta terça-feira (26), do GitHub Desktop 3.0. A nova versão do cliente para desktops do serviço chega com recursos que prometem tornar a vida do desenvolvedor um pouco mais fácil.

Na verdade, o foco em facilidade de uso existe desde a primeira versão do GitHub Desktop, anunciada em 2017. Isso porque a ferramenta permite que o usuário lide com o seu fluxo de trabalho na plataforma sem ter que usar linha de comando ou acessar o site do GitHub, por exemplo.

Mais foco e agilidade

O GitHub Desktop 3.0 não traz nenhuma grande funcionalidade nova. Em vez disso, os mantenedores da ferramenta preferiram aperfeiçoar detalhes que, quando somados, podem melhorar a produtividade.

Um desses detalhes diz respeito a notificações. Talvez você saiba, por experiência própria, que às vezes elas mais atrapalham do que ajudam. É por conta disso que a nova versão só mostra notificações quando houver alguma novidade realmente importante em repositórios nos quais você trabalha.

Trabalho colaborativo é outro aspecto que recebeu atenção aqui. Um dos avanços nesse sentido está nas pull requests, que são recursos que você pode usar para informar outros desenvolvedores sobre alterações no repositório de determinado projeto.

O GitHub Desktop 3.0 avisa rapidamente quando algo aparece como errado nas verificações de pull request para que você possa intervir o quanto antes. Assim, os seus colegas não correrão o risco de revisar um código diferente daquele pretendido por você.

A ferramenta também pode te avisar imediatamente quando seus colegas de projeto solicitarem mudanças, aprovarem ou simplesmente comentarem pull requests. E, se você tiver que realizar alterações em alguma delas, poderá acessá-la e voltar rapidamente ao que estava fazendo.

Aprovação de pull request (imagem: reprodução/GitHub)
Aprovação de pull request (imagem: reprodução/GitHub)

GitHub Desktop 3.0: onde baixar

O GitHub Desktop 3.0 pode ser baixado no site oficial, gratuitamente. Há versões para Windows e macOS. Neste ponto, vale destacar que o projeto tem código-fonte aberto, razão pela qual é possível encontrar algumas adaptações que possibilitam a instalação da ferramenta no Linux.

Se você já usa o GitHub Desktop e pretende experimentar a nova versão, não deixe de registrar as suas impressões na comunidade do Tecnoblog!

Receba mais sobre GitHub na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados