Atualização no app do Banco Inter limita acesso à conta PJ e gera reclamações

Banco Inter reconhece que há problemas na versão mais atual do aplicativo para iOS; clientes PJ reclamam há oito dias

Pedro Knoth
Por
Fachada do Banco Inter em Belo Horizonte

Uma atualização no aplicativo do Banco Inter fez com que clientes empresariais perdessem acesso à conta PJ (pessoa jurídica). Usuários foram ao Twitter e ao Reclame Aqui prestar queixas, e o motivos que levaram à insatisfação são vários: uma pessoa disse que o app da empresa só permite acesso via leitor de digitais, impedindo seu iPhone de realizar o reconhecimento facial via Face ID. Outra cita que o programa não gera QR Codes para acesso na versão web.

A limitação no acesso ao aplicativo do Inter surgiu no dia 18, segundo as primeiras reclamações de usuários no Twitter. No site especializado Reclame Aqui, o banco também é alvo de queixas sobre a conta PJ há pelo menos seis dias.

Os problemas não são apenas para acessar a conta PJ. “Houve uma atualização no aplicativo do Banco Inter para pessoa jurídica. Desde então não consigo acessar o internet banking. Ok, eles informam por uma mensagem gravada que temos que aguardar a atualização do aplicativo… que não tem prazo para atualizar”, apontou um usuário no Reclame Aqui. Ele cita que o atendimento da empresa não tem permissão para passar o saldo bancário consolidado por telefone, o que o impede de realizar transações.

Alguns usuários já enviaram reclamações ao Banco Central (BC) contra o Banco Inter pelo problema na conta PJ. “Informo que já abri uma denúncia/reclamação (sic) junto ao BACEN, pois nenhum canal de atendimento da instituição teve uma resposta concreta ou verdadeira da resolução do problema”, se queixou outro cliente.

Atualização “vapt vupt” é fonte de bugs para iPhone

Para o iOS, a atualização mais recente do aplicativo do Banco Inter disponível na App Store é a 11.1.5. Ela vem com a seguinte descrição, inserida pela companhia: “Essa nova versão é rapidinha, vapt vupt (sic), pra resolver melhor alguns bugs e deixar sua experiência ainda melhor”. Mas parece que o update entrou em conflito com o Face ID, do iPhone.

O aplicativo do banco não está respondendo a uma verificação por biometria facial, e pede a clientes que tentam acessar a conta PJ uma prova de reconhecimento pelo polegar.

https://twitter.com/BrocchiRodrigo/status/1516429345421770752

A partir do iPhone X, o Touch ID foi substituído pelo Face ID. Isso significa que o bug afeta esse modelo de celular da Apple e também os iPhones XS, 11, 12 e 13. A solução seria fazer login pelo computador, porém clientes precisam de um QR Code para realizar o procedimento — o app deveria gerar o código, contudo, isso não está acontecendo desde a nova atualização.

Banco Inter diz que já solucionou bug para contas PJ

Em nota ao Tecnoblog, a empresa confirmou que se trata de um problema na versão do app para iOS, mas cita que ele atingiu apenas uma parcela dos clientes:

“O Inter informa que parte dos clientes PJ, que utilizam o sistema operacional iOS, tiveram dificuldade para validar o acesso ao Internet Banking via aplicativo. A solução foi disponibilizada na última sexta-feira e os acessos já foram normalizados.”

No entanto, as queixas mais recentes no Twitter apontam que a limitação persiste até esta terça-feira (26). Alguns usuários conseguiram restaurar acesso à conta PJ.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados