Android 13 traz melhorias no visual e privacidade; conheça as novidades

Google anuncia Android 13 com mais controle sobre notificações, novidades no Material You e painel de segurança e privacidade

Bruno Gall De Blasi
Por
Google anuncia Android 13 com melhorias no visual e privacidade (Imagem: Divulgação/Google)
Google anuncia Android 13 com melhorias no visual e privacidade (Imagem: Divulgação/Google)

Android 13: este é o nome da próxima versão do sistema do Google. A atualização foi anunciada pela companhia nesta quarta-feira (11), durante o Google I/O 2022. Entre as novidades apresentadas, estão os controles extras para incrementar a privacidade e as novas funções do Material You para deixar o celular ainda mais personalizado.

O sucessor do Android 12 deu as caras em fevereiro, quando o Google liberou o primeiro preview. Assim como na versão experimental, o sistema foi revelado hoje com um recurso para personalizar as cores dos ícones dos apps. A novidade é fruto do Material You, que ajusta os tons da interface de acordo com o papel de parede.

“Com o Android 13, vamos mais longe para personalizar a aparência do seu telefone com variantes de cores pré-fabricadas”, anunciaram no blog do Google. “Depois que um esquema de cores for selecionado, você verá belas variantes de cores aplicadas em todo o sistema operacional para acentuar seu papel de parede e estilo”.

As mudanças foram prolongadas ao controle de mídia. O widget não só será estilizado com a capa do álbum em reprodução como ganhou ondas na barra de reprodução. Outras opções de personalização giram em torno da nova configuração que permite alterar o idioma de um aplicativo sem afetar o sistema operacional todo.

Os demais incrementos na interface serão destinados ao uso de tablets. O Android 13 vai facilitar a divisão da tela para usar dois apps simultaneamente. Além disso, o Google prometeu melhorar a experiência ao usar canetas e atualizações aos seus aplicativos para torná-los mais agradáveis em painéis maiores.

Material You ganha incrementos no Android 13 (Imagem: Divulgação/Google)
Material You ganha incrementos no Android 13 (Imagem: Divulgação/Google)

Mais segurança e mais privacidade

A atualização ainda promete levar mais privacidade e mais segurança aos usuários. Entre as novidades, está um recurso para impedir que os apps acessem todos os arquivos do celular. Assim, o usuário poderá escolher duas categorias no lugar de “Arquivos e mídia” ao abrir uma foto, por exemplo: “Fotos e vídeos” e “Música e áudio”

A atualização também vai trazer reforço às notificações. Assim como no iPhone, os aplicativos terão de solicitar a permissão do usuário para enviar alertas para evitar incômodos. Afinal, se tem uma coisa inconveniente no Android são as notificações que aparecem repentinamente, sem você nem saber de onde veio.

Outros incrementos do Android 13 prometem manter a segurança dos usuários. Segundo o Google, o número de apps que coletam a localização será reduzido. Além disso, também seguindo os passos do iOS, o sistema passará a avisar quando um app acessa a área de transferência para coletar textos copiados, por exemplo.

Por fim, o sistema ganhará um painel conhecido como “Segurança e Privacidade”. A página vai trazer um indicador para mostrar o status de segurança do seu celular e oferecerá orientação e etapas que você pode seguir para aumentar a proteção do smartphone. O recurso será liberado aos usuários “ainda neste ano”.

Outra aposta gira em torno do ecossistema do Google. Além de levar o Google Wallet ao Wear OS, a companhia pretende deixar os celulares mais próximos de tablets com Android. “Em breve você poderá copiar e colar um URL ou uma foto do seu telefone Android para o seu tablet e vice-versa”, anunciaram nesta quarta-feira (11).

Painel de Segurança e Privacidade do Android 13 (Imagem: Divulgação/Google)
Painel de Segurança e Privacidade do Android 13 (Imagem: Divulgação/Google)

Quando o Android 13 chegará aos celulares?

Apesar do anúncio, isto não significa que a atualização será liberada imediatamente ao seu celular. O Google, na verdade, não vai nem disponibilizar a versão estável para os celulares da linha Pixel nesta semana. Ou seja, será preciso esperar um pouco mais até que a atualização seja distribuída para o público, além dos desenvolvedores.

Mas já há algumas previsões. Em fevereiro, o Google publicou uma linha do tempo no blog do Android informando que o primeiro beta chegaria em abril. Já a estabilidade da plataforma seria alcançada a partir de junho para, após realizar vários testes, a companhia liberar a versão final às fabricantes até o fim do ano.

Cronograma do Android 13
Cronograma do Android 13 (Imagem: Divulgação/Google)

Os desenvolvedores, por outro lado, podem ter acesso antecipado à instalação. Segundo o Google, o beta do Android 13 está disponível para os seguintes celulares da linha Pixel:

  • Pixel 4 e 4 XL;
  • Pixel 4a e 4a (5G);
  • Pixel 5 e 5a;
  • Pixel 6 e 6 Pro.

“Você também pode obter o Android 13 Beta em telefones, tablets e dobráveis selecionados de nossos parceiros que estão trabalhando para oferecer qualidade desde o primeiro dia, incluindo Asus, HMD Global (Nokia), Lenovo, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Tecno, Vivo, Xiaomi e ZTE”, afirmaram no blog do Android.

Vale lembrar que cada marca segue o seu próprio calendário de atualizações.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados