Twitter facilita processo para denunciar usuários que quebram regras

Novo modelo de denúncia do Twitter seria mais "humanizado", adicionando etapas para filtrar melhor casos que realmente violam as políticas da plataforma

Bruno Ignacio
Por
Logotipo do Twitter

O Twitter redesenhou o processo de denúncia de tweets e usuários na plataforma para deixá-lo mais simples e “humanizado”. A atualização estava em testes desde dezembro do ano passado, mas só foi oficialmente lançada nesta sexta-feira (10), conforme anunciado pela empresa. No entanto, a implementação do novo sistema de denúncia parece estar chegando gradualmente para todos os usuários.

Conforme explicou o Twitter em uma postagem de blog, o processo foi redesenhado para lidar com todo tipo de caso que viole os termos da plataforma. Isso inclui a disseminação de notícias falsas, spam, assédio e discurso de ódio, por exemplo. Na prática, a plataforma deixou cada etapa do processo de denúncia mais explicativo para o usuário.

Anteriormente, denunciar um tweet ou perfil era algo objetivo até demais. O Twitter te dava cinco opções para você explicar o motivo da denúncia, incluindo informações falsas, spam, conteúdo abusivo e outros. Depois disso, solicitava mais detalhes ou pulava para uma janela finalizando a denúncia e lhe informando que você pode silenciar, deixar de seguir ou bloquear o autor do tweet.

Twitter promete modelo mais “humanizado”

Agora, o processo recebe mais etapas, se torna mais atencioso e, segundo o Twitter, “humanizado”. Para que a moderação da plataforma e os próprios usuários entendam melhor o que está sendo denunciado, várias perguntas são feitas em janelas redesenhadas com um visual mais intuitivo e moderno.

Primeiro, o Twitter pergunta quem é a “vítima”, se é você, outro indivíduo, um grupo específico de pessoas, ou até mesmo todos na rede social. Depois, a plataforma questiona sobre a conduta do usuário que está sendo denunciado, se ele foi odioso, fez spam, ameaças, assédio, divulgou conteúdo perturbador e assim por diante.

Novo processo de denúncia do Twitter
Novo processo de denúncia do Twitter (Imagem: Divulgação / Twitter)

Então, o Twitter pergunta como ele fez a violação dos termos da plataforma. O usuário usou xingamentos? Ofensas preconceituosas? São várias opções, personalizadas de acordo com as respostas anteriores. Em todas essas etapas é possível selecionar mais de uma opção.

Com a finalização do questionário, o Twitter sugere uma categoria final para protocolar a denúncia, como “discurso de ódio”, por exemplo. Se o usuário não achar correta a colocação da plataforma, ele também pode selecionar manualmente a categoria que deseja para finalizar a denúncia.

Atualização está chegando gradualmente

De acordo com o Twitter, o novo processo de denúncia já está disponível na “maioria dos países”, tanto na versão web quanto para os apps no iOS e Android. O Tecnoblog verificou se a novidade já chegou ao Brasil, mas parece que a atualização está ocorrendo gradualmente e, ao menos em nossos testes, ainda fomos direcionados para a página antiga de denúncia.

Os testes do novo modelo ocorrem desde dezembro de 2021. Os resultados registrados pelo Twitter foram promissores. Segundo a plataforma, o número de denúncias assertivas aumentou em 50% com o processo redesenhado.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados