Windows 11 enfim começa a receber abas no Explorador de Arquivos

Microsoft experimenta Windows 11 com melhorias no Explorador de Arquivos; widgets dinâmicos passam a mostrar novas informações

Bruno Gall De Blasi
Por
Microsoft pode barrar de vez o Windows 11 em PCs antigos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Windows 11 está ganhando novos recursos. Nesta quarta-feira (9), a Microsoft anunciou a liberação de uma nova prévia do sistema operacional com algumas novidades bem aguardadas, como as abas no Explorador de Arquivos e melhorias em widgets. A atualização já está disponível para participantes do Windows Insiders.

A atualização do navegador de arquivos e pastas começou a dar as caras em março. No dia 9 daquele mês, um desenvolvedor demonstrou a ferramenta em ação na versão 22572 do sistema operacional. Depois, no dia 29, a ferramenta com funcionamento similar às guias do Edge e Chrome apareceu outra vez. 

Mas os usuários não precisam mais esperar. Nesta quinta-feira (9), a Microsoft começou a distribuir a compilação 25136, que se destaca pela liberação do recurso para facilitar a navegação entre vários diretórios ao mesmo tempo. E tudo isso sem ter que abrir um monte de janelas só para ver outras pastas simultaneamente. 

“O Explorador de Arquivos também está introduzindo um layout atualizado do painel de navegação esquerdo, que facilita a navegação para as pastas importantes para você”, afirmaram. “A organização atualizada fornece acesso fácil às suas pastas fixadas e usadas com frequência (acesso rápido) e seus perfis de nuvem do OneDrive adicionados ao Windows.”

Explorador de Arquivos do Windows 11 ganha abas (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Explorador de Arquivos do Windows 11 ganha abas (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Widgets dinâmicos do Windows 11 recebem melhorias

As demais melhorias giram em torno dos widgets dinâmicos da barra de tarefas. Além do clima, os usuários poderão visualizar informações em tempo real sobre esportes, finanças e notícias. A Microsoft, no entanto, explicou que esta alteração e as melhorias do Explorador de Arquivos do Windows 11 estão sendo liberadas em etapas aos usuários, a depender dos feedbacks antes da disponibilização geral. 

“Isso deve facilitar para você saber quando algo importante acontece relacionado a esses widgets e mantê-lo informado sobre as últimas notícias”, anunciaram. “O conteúdo deve ser rápido e visualizável com a capacidade de ver mais no quadro de widgets se você clicar nele. No entanto, se você não interagir com a atualização de conteúdo, a barra de tarefas voltará a mostrar o clima.”

A atualização já está disponível para participantes do Windows Insider no canal Dev.

Com informações: Microsoft

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados