Notícias Telecomunicações

SpaceX, de Elon Musk, já testa antena para internet Starlink em aviões

SpaceX vai oferecer internet por satélites Starlink em aviões, mas precisa superar um problema: falta de uma antena adequada

Emerson Alecrim
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Em abril, a SpaceX fechou um acordo para levar internet aos aviões da Hawaiian Airlines via satélites Starlink. A ideia é interessante, mas esbarra em uma dificuldade: as atuais antenas do serviço são apropriadas apenas para uso em terra. O problema está prestes a ser superado, no entanto. A companhia criada por Elon Musk já trabalha em uma antena específica para aeronaves.

Starlink (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Starlink (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Se você viajou de avião nos últimos anos, há boas chances de ter embarcado em uma aeronave que oferece acesso à internet. Mas isso ainda não é realidade para todas as companhias áreas, a exemplo da própria Hawaiian Airlines. Além disso, nos aviões que contam com esse tipo de serviço, pode acontecer de a conexão ficar instável.

A expectativa é a de que a rede Starlink reduza sensivelmente esse problema, afinal, o sinal pode ser recebido de vários satélites.

Não termina aí. As velocidades da conexão poderão ser consideravelmente interessantes (para um avião). Estima-se que a antena para aviões será capaz de permitir download de até 500 Mb/s (megabits por segundo) e upload de até 50 Mb/s. Isso com um pico de consumo de 400 W.

As informações vêm do especialista em aviação Jason Rabinowitz. Ele revela também que, assim como as antenas atuais, o modelo que está em teste é do tipo phased array. Isso significa, basicamente, que a antena pode alterar a direção de envio e recebimento de sinal, eletronicamente.

Antena Starlink para aviões (imagem: Twitter/Jason Rabinowitz)
Antena Starlink para aviões (imagem: Twitter/Jason Rabinowitz)

Rabinowitz divulgou ainda imagens da antena. Ela tem formato retangular e superfície plana, embora seja cedo para afirmar que esse é o design final.

O equipamento foi exibido pela SpaceX no evento Passenger Experience Conference 2022, realizado nesta segunda-feira (13), na Alemanha.

Só no ano que vem, com sorte

A SpaceX ainda não soltou nenhum comunicado oficial sobre a nova antena, mas, o projeto está em andamento. Prova disso é que a segunda imagem publicada por Rabinowitz mostra Jonathan Hofeller, vice-presidente comercial da Starlink, segurando a antena.

Jonathan Hofeller, da Starlink, segurando uma antena (imagem: Twitter/Jason Rabinowitz)
Jonathan Hofeller, da Starlink, segurando uma antena (imagem: Twitter/Jason Rabinowitz)

Quem não vê a hora de testar a internet da Starlink em aviões deve conter as expectativas, porém. Jason Rabinowitz destaca que a indústria da aviação é “muito lenta”, razão pela qual o serviço só deve ser oferecido em linhas aéreas a partir de 2023. Isso se os processos de certificação da antena não atrasarem os planos.

Além da Hawaiian Airlines, a SpaceX fechou um acordo com a JSX para oferecer internet em aviões fretados. Novas parcerias são esperadas para os próximos meses.

Emerson Alecrim

Autor / repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais, negócios e transportes. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém um site chamado InfoWester.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque