Notícias Jogos

PS5 ganha modo de baixa latência automático para gráficos mais fluidos

Modo de latência baixa do PlayStation 5 ainda ajuda a diminuir o tempo de resposta entre os comandos do controle e a imagem exibida na tela

Murilo Tunholi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O PlayStation 5 recebeu, nesta quita-feira (7), uma importante atualização de sistema. A partir de agora, jogadores podem escolher ativar, de forma automática, o modo de latência baixa, que deixa os gráficos dos jogos mais fluidos e garante tempo de resposta menor. O recurso, porém, só pode ser utilizado em telas compatíveis com a tecnologia.

PlayStation 5
PlayStation 5 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Segundo as notas da atualização divulgadas pela Sony, se você tem uma televisão que suporta modo de latência baixa, é possível ajustar o recurso nas configurações do console a qualquer momento. Para fazer isso, basta acessar os menus Configurações > Tela e vídeo > Saída de vídeo > ALLM, nesta ordem.

Os usuários podem escolher entre desativar o modo de latência baixo ou deixar que ele seja habilitado de forma automática. Ao selecionar a opção “Automático”, o PS5 irá mudar o perfil da televisão do jogador para ligar todos os recursos de redução de atraso de imagem, enquanto algum jogo estiver sendo executado.

Caso decida manter o modo de latência baixo desativado, o PS5 só irá usá-lo apenas em jogos compatíveis com taxa de atualização variável (VRR). Vale lembrar que o VRR está disponível desde abril deste ano, mas só funciona em jogos específicos. Além disso, somente telas compatíveis com HDMI 2.1 podem aproveitar o VRR.

Modo de latência baixa deixa gráficos mais fluidos

O modo de baixa latência do PS5 chegou na atualização de código 22.01-05.50.00. Essa tecnologia promete diminuir o atraso entre os comandos realizados no controle e a imagem exibida na tela. Em certos jogos, como shooters competitivos, é importante ter pouca latência para não ficar em desvantagem em relação a outros jogadores.

Além de ajudar na velocidade dos comandos, o modo de latência baixa muda o perfil da televisão para “Modo de Jogo” automaticamente. Em telas modernas, esse modo melhora de maneira significativa a qualidade da imagem em games e ainda deixa os gráficos mais fluidos.

Apesar de só ter chegado agora ao PS5, o recurso de ALLM já existe nos consoles Xbox desde o Xbox One. Os Xbox Series X|S também contam com ALLM desde sempre, assim como taxa de atualização variável.

Com informações: Eurogamer, VGC.

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Antes do Tecnoblog, passou pela Editora Globo (TechTudo) e Mosaico (Buscapé/Zoom). É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque