Como ligar o VRR do PlayStation 5

Recurso já está disponível no console da Sony; saiba como ativar e quais jogos fazem uso da taxa de atualização variável no PS5

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano
10 milhões de PS5 já estão no mercado (Imagem: Divulgação/Sony)
O PS5 está cada vez melhor (Imagem: Divulgação/Sony)

Disponível desde abril de 2022, os jogadores já podem ligar o recurso VRR no PlayStation 5. Dessa forma, conseguimos ativar uma qualidade de imagem ainda melhor, além de curtir uma performance de alto nível do console. Se você quer descobrir como ativar isso e ainda conhecer quais jogos fazem uso dessa opção, é só acompanhar nas linhas a seguir.

O VRR faz com que mudanças abruptas na taxa de quadros em um game não resulte em quebras, engasgos ou cortes na tela. É claro que não são todas as televisões ou monitores que trazem a função, por isso vale conferir se há a entrada para HDMI 2.1 em seu aparelho.

Tempo necessário: 3 minutos

É importante destacar que essa função está sempre ativa se o console estiver ligado a uma TV ou monitor compatível com HDMI 2.1 VRR. Porém, caso queira ter certeza ou apenas ativar de forma manual, é só seguir os passos abaixo.

  1. Abra as configurações

    Na tela inicial de seu console, encontre o ícone de engrenagem no canto superior direito e o abra;PlayStation 5

  2. Encontre a opção Tela e Vídeo

    Na tela de configurações de sistema, desça até achar a opção “Tela e vídeo”. Acesse apertando o botão X do controle. Em Tela e Vídeo concentram-se todos os ajustes de resolução, saída e outros gráficos do PS5;como ligar vrr playstation 5

  3. Ache o VRR

    Na tela seguinte, encontre a opção de VRR logo abaixo de “Saiba mais”;como ligar vrr playstation 5

  4. Ative ou desative

    Por último, você pode ligar ou desligar o VRR do seu console PlayStation 5 sempre que quiser.como ligar vrr playstation 5

Jogos compatíveis com VRR no PS5

Já no quesito games, alguns títulos já receberam suas devidas atualizações para permitir ligar o VRR no PlayStation 5. No momento de publicação deste artigo, estes são os jogos compatíveis:

  • Astro’s Playroom;
  • Call of Duty: Vanguard;
  • Call of Duty: Black Ops Cold War;
  • Deathloop;
  • Destiny 2;
  • Devil May Cry 5 Special Edition;
  • DIRT 5;
  • Godfall;
  • Marvel’s Spider-Man Remasterizado;
  • Marvel’s Spider-Man: Miles Morales;
  • Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão;
  • Resident Evil Village;
  • Tiny Tina’s Wonderlands;
  • Tom Clancy’s Rainbow Six Siege;
  • Tribes of Midgard.

Você também pode forçar que jogos não compatíveis com o VRR no PS5 façam uso dessa alternativa. Assim, é possível que melhorias ocorram, porém vale lembrar que problemas visuais podem surgir. Caso isso ocorra, é só desativar no mesmo menu apresentado acima.

É possível aplicar o VRR em jogos incompatíveis (Imagem: Tecnoblog / Ricardo Syozi)
É possível aplicar o VRR em jogos incompatíveis (Imagem: Tecnoblog / Ricardo Syozi)

Ligar o VRR no PlayStation 5 para os jogos compatíveis é algo útil e deve ser usufruído por quem puder. Jogos com muita movimentação como Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales ficam ainda melhores ao utilizar esse recurso.

Por outro lado, não demorou nada para eu ver imagens defeituosas quando testei com um jogo incompatível como Returnal, por exemplo. Com isso em mente, não sugiro usar a opção de aplicar o recurso nessa situação.

Com informações: Blog PlayStation.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Variable refresh rate na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados