Notícias Computador

Asus lança Zenbook 17 Fold, notebook com tela OLED dobrável e preço de MacBook

Zenbook 17 Fold pode ser usado plano ou dobrado, com ou sem teclado; especificações são interessantes, mas testes não empolgam

Giovanni Santa Rosa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Smartphones de telas dobráveis já são realidade há alguns anos. Laptops e computadores com esse formato, por outro lado, ainda são raros. O Zenbook 17 Fold, da Asus, é um deles. Como o nome sugere, ele tem uma tela OLED dobrável de 17,3 polegadas e pode ser usado em várias configurações. O preço disso, porém, é alto: US$ 3.500.

Asus Zenbook 17 Fold OLED (UX9702) (Imagem: Divulgação)
Asus Zenbook 17 Fold OLED (UX9702) (Imagem: Divulgação)

A Asus apresentou o Zenbook 17 Fold durante a CES, em janeiro. Agora, na IFA, ela anunciou que o aparelho deve ser lançado globalmente no fim do ano.

A tela de 17,3 polegadas tem proporção 4:3 e resolução 2,5K. Ela conta com uma dobradiça de 180 graus no meio.

Ao dobrar o aparelho, ele fica com duas telas de 12,5 polegadas, com proporção 3:2 e resolução de 1920×1280 pixels — ou seja, um formato de laptop compacto.

Zenbook 17 Fold é flexível (em vários sentidos)

Há diversas formas de usar o Zenbook 17 Fold. Você pode dobrá-lo ao meio e usar uma das telas como teclado virtual de um notebook pequeno.

Também dá para usar o teclado Bluetooth com touchpad que o acompanha sobre uma das telas, ficando com um formato mais convencional.

Asus Zenbook 17 Fold no modo PC
Asus Zenbook 17 Fold no modo PC (Imagem: Divulgação / Asus)

E o mesmo teclado funciona com o aparelho dobrado ou plano, na vertical ou na horizontal, como se fosse um tablet com apoio ou um computador all-in-one.

Aparelho tem i7 de 12ª geração e preço de MacBook Pro

Deixando um pouco de lado o aspecto dobrável ao Zenbook 17 Fold, ele tem especificações bem interessantes.

O processador é um Intel Core i7 de 12ª geração com placa gráfica Intel Iris Xe. Em memória, são até 16 GB de RAM e 1 TB de SSD NVMe M.2.

O notebook também conta com duas portas Thunderbolt 4, que permitem recarga rápida. A bateria tem 75 Wh.

O Zenbook 17 Fold tem 17,4 mm de espessura, pesando 1,6 kg — com o teclado Bluetooth, ele vai para 1,99 kg.

Em seus testes, a PCMag elogiou a tela grande para um aparelho relativamente pequeno e a flexibilidade, mas criticou a performance fraca do i7, o teclado Bluetooth e a falta de suporte a canetas stylus, que poderiam inclusive riscar a tela.

Asus Zenbook 17 Fold no modo estendido
Asus Zenbook 17 Fold no modo estendido (Imagem: Divulgação / Asus)

О site The Verge também gostou da tela OLED e do visual do Zenbook 17 Fold, mas reclamou dos bugs e dos programas desnecessários.

E os dois não gostaram nem um pouco do preço. De fato, ele é bem caro: US$ 3.500. É o mesmo que um MacBook Pro de 16 polegadas com M1 Max e 32 GB de RAM.

Claro, trata-se de um produto pioneiro, voltado para um público disposto a testar algo novo — os famosos early adopters. Mesmo assim, se você tem todo este dinheiro e está curioso, é bom não esperar muito.

Com informações: Engadget, The Verge, PCMag.

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque