Zenbook Pro 14 Duo e Pro 16X: Asus renova linha de notebooks diferentões

Enquanto Zenbook Pro 14 Duo é um notebook com duas telas, Zenbook Pro 16X tem teclado reclinável; ambos trazem Intel de 12ª geração

Emerson Alecrim
Por

Usar dois monitores no PC é rotina para muita gente. Mas e um notebook com duas telas? Essa é a proposta do Zenbook Pro 14 Duo OLED, da Asus. O modelo acaba de ganhar versões que trazem chip Intel Core de 12ª geração. Mas ele não chega sozinho: com teclado reclinável, o novo Zenbook Pro 16X OLED é outro laptop que foge do padrão.

Zenbook Pro 14 Duo e Zenbook Pro 16X (imagem: divulgação/Asus)
Zenbook Pro 14 Duo e Zenbook Pro 16X (imagem: divulgação/Asus)

Asus Zenbook Pro 14 Duo OLED

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (9), durante o evento The Pinnacle of Performance. A Asus revelou vários laptops ali, mas o novo Zenbook Pro 14 Duo OLED está entre os que mais atraem os olhares. A razão é justamente a dupla de telas, apesar de essa linha não ser nova. Ela chegou a ser lançada no Brasil.

No design, pouca coisa mudou na comparação com a geração anterior. Mas houve avanços funcionais, com destaque para a dobra da tela adicional. Esse mecanismo foi refeito para melhorar a inclinação da tela secundária em relação à principal.

Essa mudança também permitiu à Asus adicionar uma porta HDMI e um leitor de cartões à traseira do notebook. Antes, isso não era possível porque a base da tela principal ocupava todo o espaço traseiro.

Geração anterior (esquerda) e nova do Zenbook Pro 14 Duo (imagem: divulgação/Asus)
Geração anterior (esquerda) e nova do Zenbook Pro 14 Duo (imagem: divulgação/Asus)

Como o próprio nome sugere, a tela principal é do tipo OLED. Trata-se de um painel de 14,5 polegadas e formato 16:10 (contra o formato 16:9 da geração passada). A resolução é de 2880×1800 pixels, razão pela qual é chamada pela Asus de tela “2,8K”. Certificado Pantone e 100% da gama de cores DCI-P3 são outros pontos positivos do visor.

Chamada de ScreenPad, a segunda tela tem 12,7 polegadas, 2880×864 pixels, é do tipo IPS LCD e tem sensibilidade a toques. A sua função vai além de fazer do Zenbook Pro 14 Duo um notebook incomum. Ela pode ser usada para exibir ferramentas de edição adicionais ou para que o usuário faça anotações enquanto analisa o conteúdo da tela principal, por exemplo.

O novo mecanismo de dobra também contribui para melhorar o sistema de resfriamento do notebook. Pudera: desempenho é o foco aqui. Em sua configuração mais poderosa, o Zenbook Pro 14 Duo OLED pode ser equipado com um processador Intel Core i9-12900H e com a GPU Nvidia GeForce RTX 3050 Ti.

As demais características do laptop incluem 16 GB de memória LPDDR5 (expansíveis para 32 GB), duas portas Thunderbolt 4 e bateria de 76 Wh.

Asus Zenbook Pro 16X OLED

Gosto da ideia da segunda tela. No meu trabalho, ela pode ser útil para checagem de informações, por exemplo. Mas, para muita gente, ela não é tão conveniente assim, até porque o teclado foi “jogado” para a frente. Talvez esse público se beneficie mais do novo Zenbook Pro 16X OLED.

O modelo tem uma tela só, mas traz um mecanismo que melhora a experiência de digitação ao deixar o teclado mais inclinado. O mesmo recurso ajuda a melhorar o resfriamento por facilitar a circulação do ar que sai do equipamento.

Zenbook Pro 16X (imagem: divulgação/Asus)
Zenbook Pro 16X (imagem: divulgação/Asus)

Esse não é o único atrativo. O touchpad é 84% maior do que no modelo antecessor, simula um teclado numérico e faz par com o Asus Dial, um botão rotativo que pode ser usado para controlar o volume do áudio ou permitir ajustes minuciosos em ferramentas da Adobe, por exemplo.

Por ter foco no desempenho, o Zenbook Pro 16X OLED também faz bonito por dentro. A configuração mais avançada traz processador Intel Core i9-12900H, até 32 GB de memória LPDDR5 e a GPU Nvidia GeForce RTX 3060.

Zenbook Pro 16X (imagem: divulgação/Asus)
Zenbook Pro 16X (imagem: divulgação/Asus)

Há chips gráficos mais avançados? Há. Mas, para um notebook focado em uso profissional (como edição de vídeo), essa GPU deve dar conta do recado.

A tela também chama a tenção. Estamos falando de um painel de 16 polegadas, formato 16:10, resolução 4K (3840×2400 pixels) e, novamente, tecnologia OLED. Certificado Pantone e 100% da gama de cores DCI-P3 complementam os demais atributos do componente, que ainda é sensível a toques (4.096 níveis de pressão).

SSD de até 2 TB, duas portas Thunderbolt 4, webcam de 1080p e bateria de 96 Wh também fazem parte do pacote.

Disponibilidade e preços

Ainda não há datas de lançamento e preços oficiais, mas essas informações não devem demorar a serem confirmadas. Provavelmente, a Asus irá fornecê-las na Computex 2022, evento a ser realizado entre 24 e 27 de maio.

De todo modo, nos Estados Unidos, o Zenbook Pro 14 Duo OLED deve ter preço inicial na casa dos US$ 2.000. Já o Asus ZenBook Pro 16X OLED deve custar a partir de US$ 2.600.

A possibilidade de esses notebooks desembarcarem no Brasil não são desprezíveis, afinal, a linha ZenBook já foi lançada oficialmente por aqui. Os preços é que não devem ser nada convidativos, mas isso você já sabe.

Vale destacar que, no evento de hoje, a Asus anunciou ainda laptops “normais”, como as novas versões da linha Zenbook S (com tela de 13,2 polegadas) e o primeiro modelo da família com visor de 17,3 polegadas, o Zenbook Pro 17.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados