WD_Black SN850X é um dos SSDs mais rápidos do mercado e tem até 4 TB

Além do WD_Black SN850X, Western Digital anunciou SSD externo WD_Black P40 e HDs com até 26 TB de capacidade

Emerson Alecrim
Por
SSD WD_Black SN850X (imagem: divulgação/Western Digital)

É claro que a gente sempre olha para a capacidade de armazenamento de um SSD. Mas o fator “velocidade” também importa. O WD_Black SN850X, da Western Digital, promete não decepcionar nesse quesito. Anunciada nesta semana, a novidade pode atingir 7.300 MB/s (megabytes por segundo) na leitura sequencial de dados. A companhia anunciou também um SSD externo, além de HDs que chegam a 26 TB.

WD_Black SN850X: até 4 TB

Como o nome sugere, o WD_Black SN850X surge como o sucessor do WD_Black SN850, modelo que pode atingir até 7.000 MB/s em operações de leitura sequencial. O novo SSD melhora esse parâmetro, portanto, é uma opção para quem procura alto desempenho para jogos, por exemplo.

O WD_Black SN850X também evolui na capacidade de armazenamento. A geração anterior tem versões de 500 GB, 1 TB e 2 TB. Na nova, as opções são de 1 TB, 2 TB e 4 TB.

Infelizmente, a Western Digital ainda não liberou todos os detalhes da nova linha. A taxa de gravação sequencial de dados, por exemplo, é desconhecida. Mas, como os SSDs WD_Black SN850 chegam a 5.300 MB/s nesse parâmetro, podemos esperar algo próximo disso na nova geração.

Um detalhe interessante é que as versões de 1 TB e 2 TB podem ser equipadas com um dissipador de calor que traz LEDs para iluminação RGB.

Pela imagem você já deve ter notado, mas só para confirmar: a linha WD_Black SN850X segue o formato M.2 (NVMe) e é compatível com o padrão PCIe 4.0.

WD_Black P40 Game Drive

A Western Digital também revelou um SSD externo. O WD_Black P40 Game Drive é baseado na interface USB 3.2 Gen 2 e pode alcançar até 2.000 MB/s na leitura sequencial. As capacidades de armazenamento são de 500 GB, 1 TB e 2 TB.

Na prática, o WD_Black P40 é bastante semelhante ao WD_Black P50, que traz versões de até 4 TB. Ambas as linhas são direcionadas a jogos, tanto em consoles quanto em PCs. Os novos SSDs contam LEDs para iluminação RGB configurável, porém.

WD_Black P40 Game Drive
WD_Black P40 Game Drive

HDs com até 26 TB

A Western Digital vem investindo pesado em SSDs, mas não deixou o segmento de HDs de lado. Também nesta semana, a companhia anunciou os modelos Ultrastar DC HC570 e Ultrastar DC HC670, com até 22 TB e 26 TB de capacidade, respectivamente.

O Ultrastar de 26 TB armazena 2,6 TB por disco, para você ter ideia. Para chegar a tudo isso, a Western Digital utilizou o UltraSMR. Trata-se de uma versão “turbinada” da tecnologia SMR, que aumenta a densidade do disco reduzindo o espaço entre as trilhas de modo que estas fiquem praticamente empilhadas.

Quem precisa de tanta capacidade de armazenamento? Organizações. Tanto o Ultrastar DC HC570 quanto o DC HC670 são direcionados a datacenters.

Ultrastar DC HC570 e DC HC670 (imagem: divulgação/Western Digital)
Ultrastar DC HC570 e DC HC670 (imagem: divulgação/Western Digital)

Quando e quanto?

O SSD WD_Black SN850X deve ser lançado em julho, quando também conheceremos todas as suas especificações. Nos Estados Unidos, os preços começarão em US$ 190 (versão de 1 TB).

Já o WD_Black P40 será lançado até agosto e custará a partir de US$ 120 (500 GB).

Ainda não há informação sobre lançamento no Brasil.

Quando aos HDs, eles são negociados em volume de compra, por isso, não tiveram preços revelados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados