Lenovo tenta de novo: ThinkPad X1 Fold com tela dobrável ganha 2ª geração

Novo ThinkPad X1 Fold, da Lenovo, tem tela OLED dobrável maior e promete mais desempenho que geração anterior

Emerson Alecrim Everton Favretto
Por e
Novo ThinkPad X1 Fold (imagem: divulgação/Lenovo)

Há quase dois anos, a Lenovo lançou o ThinkPad X1 Fold, um computador com tela dobrável. A ideia chamou a atenção, mas o tempo passou e, no fim das contas, o produto não convenceu muito. Agora, a companhia tenta de novo. A segunda geração do laptop foi revelada com vários refinamentos.

Um dos aspectos que a Lenovo melhorou é o do desempenho. A primeira geração do ThinkPad X1 Fold é baseada no Core i5-L16G7, um chip da família Intel Lakefield. Qual o problema disso? Esse processador tem cinco núcleos, mas apenas um deles é focado em performance. Resultado: desempenho aquém do esperado.

Já o novo ThinkPad X1 Fold pode ser equipado com chips Intel Core i5 ou i7 de 12ª geração. Quais? A Lenovo ainda não revelou. Mas, provavelmente, modelos como o Core i7-1250U e o Core i7-1260U estão entre as opções.

Eles são acompanhados por até 32 GB de memória LPDDR5 e SSD de até 1 TB. Já a bateria trabalha com 48 Wh. A Lenovo só não deu estimativas sobre a autonomia do componente. Mas o fato de a companhia oferecer 16 Wh adicionais como opção me faz acreditar que esse não será um dos pontos fortes do equipamento.

Novo ThinkPad X1 Fold (imagem: divulgação/Lenovo)
Novo ThinkPad X1 Fold (imagem: divulgação/Lenovo)

Com vocês, a tela dobrável

Tudo isso é muito bacana, mas a tela é, inegavelmente, o chamariz do ThinkPad X1 Fold de segunda geração. Pois bem, o painel é do tipo OLED, vem com brilho de 600 nits e tem formato 4:3. A resolução é de 2560×2024 pixels. E se antes o componente tinha 13,3 polegadas de tamanho, agora tem 16,3 polegadas.

Na nova versão, se você dobrar a tela de modo que apenas a parte superior seja usada para visualização da área de trabalho, terá em mãos um painel de 12 polegadas e formato 3:2. Em resumo, o visor ganhou uma área útil maior em vários modos de uso.

O XDA Developers destaca ainda que, agora, o ThinkPad X1 Fold dobra quase que completamente. A versão anterior deixa um vão que causa a impressão de que o aparelho não fechou direito.

Mas, quem preferir usar o ThinkPad X1 Fold totalmente aberto (como tablet), poderá fazê-lo tanto na vertical quanto horizontal. Aliás, essas duas opções de orientação também valem para o modo notebook, possível de ser usado quando um teclado é acoplado ao dispositivo.

Novo ThinkPad X1 Fold (imagem: divulgação/Lenovo)
Novo ThinkPad X1 Fold (imagem: divulgação/Lenovo)

O teclado do ThinkPad X1 Fold passou na… Anatel?!

Talvez você esteja se perguntando se o ThinkPad X1 Fold Gen 2 será lançado no Brasil. Ainda não há informação sobre disponibilidade por aqui. Mas há uma chance de que isso aconteça, cedo ou tarde. Isso porque o teclado do equipamento foi homologado recentemente pela Anatel.

Como a tela aumentou de tamanho, o teclado também ficou maior. Dá para imaginar então que a digitação ficou mais confortável. O acessório é fixado magneticamente ao ThinkPad X1 Fold, mas também pode se comunicar com ele via Bluetooth.

Novo ThinkPad X1 Fold (imagem: divulgação/Lenovo)
Novo ThinkPad X1 Fold (imagem: divulgação/Lenovo)

Vale destacar ainda que o teclado pode ser usado externamente, de modo que toda a tela fique disponível (tanto na vertical quanto na horizontal, relembrando). Mas também é possível usá-lo sobre parte da tela, assim o ThinkPad X1 se transforma em um notebook pequeno.

Tem mais. Estamos falando de um dispositivo com tela sensível a toques (até porque ele faz as vezes de um tablet), razão pela qual uma caneta especial também faz parte dos acessórios. Mas ambos são vendidos separadamente.

Quando? Nos Estados Unidos, as vendas do novo ThinkPad X1 Fold devem começar em novembro. Quanto? O preço inicial, para a configuração mais básica, é de US$ 2.499.

Só para confirmar, a novidade sai de fábrica com o Windows 11 Home ou Pro. Outros recursos incluem webcam de 5 megapixels, Wi-Fi 6E, slot nano-SIM (com opção de 5G) e três portas USB-C, duas das quais são compatíveis com Thunderbolt 4.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Everton Favretto

Everton Favretto

Assistente de Conteúdo

Everton Favretto é bacharel em Tecnologias Digitais pela UCS e caça homologações da Anatel para o Tecnoblog. Gosta de telefones (velhos e novos) e está sempre pronto para falar de aviões. Consegue identificar um modelo de 737 olhando para a fotografia dele e tem um Raspberry Pi Zero W na sacada só para rastrear as aeronaves por ADS-B.

Relacionados