Asus lança Zenbook 17 Fold, notebook com tela OLED dobrável e preço de MacBook
Zenbook 17 Fold pode ser usado plano ou dobrado, com ou sem teclado; especificações são interessantes, mas testes não empolgam
Zenbook 17 Fold pode ser usado plano ou dobrado, com ou sem teclado; especificações são interessantes, mas testes não empolgam
Smartphones de telas dobráveis já são realidade há alguns anos. Laptops e computadores com esse formato, por outro lado, ainda são raros. O Zenbook 17 Fold, da Asus, é um deles. Como o nome sugere, ele tem uma tela OLED dobrável de 17,3 polegadas e pode ser usado em várias configurações. O preço disso, porém, é alto: US$ 3.500.
A Asus apresentou o Zenbook 17 Fold durante a CES, em janeiro. Agora, na IFA, ela anunciou que o aparelho deve ser lançado globalmente no fim do ano.
A tela de 17,3 polegadas tem proporção 4:3 e resolução 2,5K. Ela conta com uma dobradiça de 180 graus no meio.
Ao dobrar o aparelho, ele fica com duas telas de 12,5 polegadas, com proporção 3:2 e resolução de 1920×1280 pixels — ou seja, um formato de laptop compacto.
Há diversas formas de usar o Zenbook 17 Fold. Você pode dobrá-lo ao meio e usar uma das telas como teclado virtual de um notebook pequeno.
Também dá para usar o teclado Bluetooth com touchpad que o acompanha sobre uma das telas, ficando com um formato mais convencional.
E o mesmo teclado funciona com o aparelho dobrado ou plano, na vertical ou na horizontal, como se fosse um tablet com apoio ou um computador all-in-one.
Deixando um pouco de lado o aspecto dobrável ao Zenbook 17 Fold, ele tem especificações bem interessantes.
O processador é um Intel Core i7 de 12ª geração com placa gráfica Intel Iris Xe. Em memória, são até 16 GB de RAM e 1 TB de SSD NVMe M.2.
O notebook também conta com duas portas Thunderbolt 4, que permitem recarga rápida. A bateria tem 75 Wh.
O Zenbook 17 Fold tem 17,4 mm de espessura, pesando 1,6 kg — com o teclado Bluetooth, ele vai para 1,99 kg.
Em seus testes, a PCMag elogiou a tela grande para um aparelho relativamente pequeno e a flexibilidade, mas criticou a performance fraca do i7, o teclado Bluetooth e a falta de suporte a canetas stylus, que poderiam inclusive riscar a tela.
О site The Verge também gostou da tela OLED e do visual do Zenbook 17 Fold, mas reclamou dos bugs e dos programas desnecessários.
E os dois não gostaram nem um pouco do preço. De fato, ele é bem caro: US$ 3.500. É o mesmo que um MacBook Pro de 16 polegadas com M1 Max e 32 GB de RAM.
Claro, trata-se de um produto pioneiro, voltado para um público disposto a testar algo novo — os famosos early adopters. Mesmo assim, se você tem todo este dinheiro e está curioso, é bom não esperar muito.