Há três detalhes sobre o iPhone 14 e os AirPods Pro 2 que a Apple não mencionou

iPhone 14 traz várias melhorias, mas ainda não adota Wi-Fi 6E mais rápido; áudio lossless fica de fora dos AirPods Pro de 2ª geração

Yan Avelino
Por
iPhone 14 Pro

A Apple reservou a tarde da quarta-feira (7) para anunciar novos modelos de iPhone, AirPods e Apple Watch. Eles contam com diversas melhorias, mas há algumas coisas que estávamos esperando e a empresa deixou de lado: a adoção do Wi-Fi 6E nos novos iPhones 14 e a compatibilidade do áudio lossless nos AirPods.

Contrariando rumores de alguns meses atrás, veja só: a Apple não adotou o padrão Wi-Fi 6E em nenhum modelo do iPhone 14. A empresa, na verdade, escolheu permanecer no Wi-Fi 6 — presente desde o iPhone 11.

A Apple não é a única a limitar a compatibilidade com o Wi-Fi 6E: a Samsung só colocou o novo padrão no Galaxy S21 Ultra, S22 Ultra, Z Fold 3 e Z Fold 4. As versões padrão e Plus do S21 e S22 ficaram de fora, assim como o Z Flip.

O Wi-Fi 6E oferece velocidade máxima teórica de 9,6 Gb/s e opera na frequência de 6 GHz, também suportando canais em 2,4 GHz e 5 GHz. Além disso, a latência é menor quando comparada ao Wi-Fi 6.

Dessa forma, o Wi-Fi 6E torna a experiência em downloads, jogos online e streaming de vídeo ainda melhor – se você tiver um roteador compatível. O padrão foi apresentado em janeiro de 2020 e o uso de suas frequências foi aprovado no Brasil apenas cinco meses depois.

iPhone 14 Pro de 128 GB tem limite em vídeos ProRes

Para quem deseja gravar vídeos no formato ProRes com o iPhone 14 Pro e Pro Max, um aviso: a resolução 4K não está disponível nas variantes com 128 GB de armazenamento. A Apple continua oferecendo o recurso somente para aparelhos com 256 GB, 512 GB ou 1 TB — algo presente também na geração passada.

Se você estiver usando um iPhone 14 Pro ou Pro Max com 128 GB, terá que usar o ProRes no máximo em 1080p a 30 quadros por segundo.

Com o ProRes, usuários podem gravar vídeos com imagens menos comprimidas, oferecendo mais liberdade e qualidade na hora da edição. Arquivos em Full HD ocupam cerca de 1,7 GB por minuto; se for em 4K, isso aumenta para 6 GB por minuto.

AirPods Pro de 2ª geração não suportam áudio lossless

A segunda geração dos AirPods Pro, sem dúvida, deixou muitos usuários com os olhos brilhando. Eles agora contam com um chip melhor que o da versão passada e a Apple promete um cancelamento ativo de ruído superior, um novo modo Ambiente adaptável, e o controle de volume na haste de cada fone.

Novo AirPods Pro
Novo AirPods Pro (Imagem: Reprodução / Apple)

Porém, a Apple não adicionou suporte ao formato de áudio sem perdas, ou lossless, que oferece o som da mais alta qualidade. A chegada desse recurso já era dada como certa, haja vista que o Apple Music já é compatível com ele desde o ano passado.

Tanto no comunicado à imprensa quanto na página de especificações do ‌produto, a fabricante sequer menciona o suporte ao áudio lossless, acabando com as expectativas de quem esperava em vê-lo, ou melhor, ouvi-lo nesse produto.

Os ‌AirPods Pro‌ de 2ª geração, na verdade, contam agora com suporte ao Bluetooth 5.3. O padrão, lançado em julho de 2021, usa o novo codec de áudio LC3, transmitindo o arquivo que você estiver ouvindo de forma mais eficiente, resultando em uma melhor qualidade.

Com informações: MacRumors (1, 2) e XDA Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Yan Avelino

Yan Avelino

Ex-autor

Yan Avelino é natural de Recife (PE) e estuda Jornalismo na UNINASSAU. Foi repórter do Portal Tracklist em 2020 e do MacMagazine, onde cobriu a WWDC em 2021. Também passou pela TV Guararapes, emissora afiliada à RecordTV em Pernambuco, atuando como produtor de reportagem da versão local do Cidade Alerta. No Tecnoblog, foi autor em 2022.

Canal Exclusivo

Relacionados