Robô do Uber Eats, dedicado a levar comida ao cliente, invade cena de crime

Situação curiosa aconteceu nos Estados Unidos, próximo de uma escola; o pequeno robô é autônomo, porém erro foi de operador humano

Ricardo Syozi
Por
Robô Uber Eats
Robô do Uber Eats (Imagem: Reprodução / Serve Robotics)

Parece que o Uber Eats realmente faz de tudo para entregar a refeição de seus clientes. Em uma situação inusitada, um robô da empresa invadiu uma cena de crime, daquelas com fitas amarelas ao redor, em Los Angeles (EUA). A situação foi toda gravada por um usuário do Twitter, que a divulgou no mesmo dia. O veículo é autônomo, só que o erro foi humano.

Após uma suspeita de tiroteio em uma escola chamada Hollywood High School, a polícia chegou ao local e fechou o acesso à área. Diversos veículos e profissionais estavam no quarteirão, que foi cercado por uma fita amarela para impedir a presença de curiosos.

No entanto, as autoridades não esperavam pelo robô do Uber Eats. Com a intenção de realizar a entrega de uma refeição, o pequeno veículo parou em frente à cena de crime. Em seguida, parece que ele tentou recalcular a rota, mas acabou seguindo adiante e invadindo o perímetro definido pelos oficiais. Pelo menos, o cliente deve ter recebido sua refeição ainda quente.

Tudo isso foi gravado por William Gude, um usuário do Twitter, que possui uma conta focada em documentar atividades policiais na área.

O robozinho usa uma rota por GPS para entregar os alimentos no tempo devido. Sendo assim, é compreensível que ele tenha considerado esse caminho como a melhor opção para seu destino.

Ainda assim, não era para essa situação ter ocorrido. A Serve Robotics, subsidiária da Uber, explica ao Gizmodo que seus robôs conseguem operar de forma autônoma “na maioria das circunstâncias”, mas eles são supervisionados por humanos para garantir que funcionem de forma segura.

Ou seja, esse incidente foi causado por erro humano. Um porta-voz da Serve Robotics diz o seguinte:

“O procedimento operacional padrão é mudar a rota e não cruzar fitas de barreira; porém, neste caso, o supervisor do robô achou que estavam autorizando a passagem. Estamos tomando medidas para garantir que nossos procedimentos operacionais sejam seguidos no futuro.”

Uber Eats não opera mais no Brasil

Muito provavelmente não veremos um robô do Uber Eats operando nas ruas do nosso país, já que a empresa encerrou suas operações de delivery de comida no Brasil em março de 2022.

O principal motivo apurado é que a empresa não conseguiu bater de frente com o sucesso do iFood. A companhia enviou uma manifestação à Superintendência Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em que afirma que a decisão é consequência do “monopólio” da concorrente.

Contudo, vale lembrar que a Uber ainda faz entregas de mercado e farmácias através da Cornershop. O que foi encerrado é o delivery de refeições de restaurantes, mesmo trabalho da Rappi e, claro, iFood.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados