Como pedir um Uber para outra pessoa

Uber facilita serviço para quem precisa solicitar um carro para outra pessoa; as informações são enviadas para o celular do convidado

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Logotipo da Uber com carro
Como pedir um Uber para outra pessoa. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Para oferecer uma experiência melhor (e mais segura) aos usuários e motoristas da plataforma, a Uber adicionou ao seu serviço o recurso “Viagem para Convidados”. Com ele, você pode solicitar uma corrida para outra pessoa e a própria empresa enviará as informações de embarque para o passageiro. A função, lançada em 9 de maio de 2022, está em fase piloto. Veja como funciona.

Como pedir um Uber para convidado

Tempo necessário: 4 minutos

Em primeiro momento, o recurso foi disponibilizado para sete cidades: Fortaleza, Natal, Recife, Santos, São José dos Campos, Sorocaba e São Luís. Confira o passo a passo abaixo de como acionar o serviço e solicitar um Uber para outra pessoa.

  1. Clique em “Para onde?”

    Abra o seu aplicativo e toque em “Para onde?” na parte central da tela;Tela inicial do aplicativo

  2. Vá em “Alterar usuário”

    Clique no seu nome, acima de “Localização atual”; na primeira vez, aparecerá uma mensagem apresentando o recurso, toque em “Iniciar agora”;Como incluir um novo usuário para pedir o Uber para outra pessoa

  3. Inclua os dados do seu convidado

    Toque em “Adicionar um usuário”; depois, preencha as informações da pessoa que irá embarcar — nome, sobrenome e número de telefone — e clique em “Adicionar usuário” ao fim do formulário. Das próximas vezes, esse contato já ficará salvo e você só vai precisar selecioná-lo;Tela para inclusão de usuário para pedir Uber para outra pessoa

  4. Peça o carro

    Inclua a origem e o destino do usuário, a forma de pagamento e confira se é o nome do seu convidado que está acima de “Localização atual”. Se estiver tudo certo, solicite o Uber.

As informações de embarque (nome do motorista, cor, modelo, marca e placa do veículo) serão enviadas ao seu convidado. Para o motorista, a plataforma mostrará o nome de quem irá embarcar e, após ele aceitar a corrida, avisará que é uma viagem solicitada por outra pessoa.

Alternativas para quem ainda não tem a função

A Uber lançou o recurso acima por muitos motivos, inclusive por não ser seguro (nem para o passageiro, nem para o motorista) que um usuário solicite uma viagem para uma terceira pessoa. Por isso, reuni algumas opções que podem servir para evitar essa ação.

Uber Lite

Se a pessoa não consegue solicitar uma viagem pelo próprio celular porque não tem espaço para instalar o aplicativo, você pode sugerir o uso do Uber Lite — uma versão mais leve, que ocupa apenas 5 MB no armazenamento.

O app está disponível gratuitamente na Play Store.

Compartilhamento de viagem

Se você pensou em pedir o Uber para outra pessoa porque quer acompanhar o trajeto dela, o “Compartilhamento de viagem” é uma opção. Com ele, quem receber o link da corrida, poderá acompanhar a corrida em tempo real.

O recurso pode ser ativado em poucos cliques dentro do próprio app e está disponível para todos os usuários.

Uber Empresa

Se você está acostumado a pedir o Uber para colegas de trabalho, é indicado que o seu empregador (ou você, se for o caso) solicite o Uber Business, um plano voltado para corridas de várias pessoas, sejam colaboradores, ou clientes.

Com ele, é possível controlar melhor as finanças de uma companhia, sem ter que colocar várias corridas no perfil de usuário comum.

Uber Cash

Se deseja bancar a viagem do passageiro, uma forma segura de fazê-lo é colocando créditos na carteira virtual do mesmo, através da opção Uber Cash

Assim, você pode utilizar sua própria forma de pagamento (seu cartão de crédito, por exemplo), enquanto seu amigo ou parente faz suas corridas com seu próprio celular.

Viagem na Uber (imagem: divulgação/Uber)
Viagem na Uber (Imagem: divulgação/Uber)

Ensine a mexer no app

Caso o passageiro não saiba como utilizar o aplicativo, a Uber recomenda que em vez de pedir uma corrida por ele, você o ensine a como instalar o app no celular e a usar o serviço por conta própria. Uma vez que o passageiro aprenda, você poderá utilizar alguma das opções acima.

Ainda preciso pedir um Uber para outra pessoa

Caso ainda seja necessário pedir um Uber para outro passageiro, a empresa recomenda sempre avisar o motorista no ato do chamado e passar todas as informações, por questões de segurança. 

Dessa forma, o parceiro terá a opção de recusar a corrida, se não estiver de acordo em levar alguém que não é cliente do Uber. Vale notar que a avaliação do motorista sobre o passageiro cairá no seu perfil.

O que acontece se o meu convidado estiver sem celular?

Se o smartphone da outra pessoa estiver sem bateria (ou qualquer outro imprevisto), não tem problema, isso não vai impedir o embarque. Passe as informações oralmente ou mostre os dados na tela do seu celular.

Com o “Viagem para Convidados” quem paga a conta?

Isso é você que define. Antes de confirmar a corrida, escolha o modo de pagamento: pode ser o cartão do outro passageiro, dinheiro físico pago ao final da viagem ou até mesmo descontando o valor que você tem na carteira do app.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados