Boato diz que iPad e Roblox travam com “modo luto” pela rainha Elizabeth II

Rumores e "pegadinhas" foram espalhados pela internet, em especial no Twitter; vale lembrar que aparelhos não ficam de luto

Ricardo Syozi
Por
Estátua de cera da Rainha Elizabeth II

Após a confirmação do falecimento da rainha Elizabeth II, o governo do Reino Unido definiu longas datas de luto. Porém, a internet levou isso um pouco ao pé da letra, criando brincadeiras de mau gosto sobre o assunto. Por exemplo, um boato aponta que o jogo Roblox estava se desconectando de seus servidores até o dia 19 de setembro pela morte da monarca – o que não é verdade. Casos similares envolvem o iPad e até mesmo o Nintendo Switch.

Um dos boatos afirma que, se alguém tentar jogar Roblox no Reino Unido, o game simplesmente vai se desconectar. O motivo aparece logo em seguida, afirmando que a experiência está indisponível durante o período de luto real até o dia 19 de setembro.

Isso é mentira, claro.

Quanto ao iPad, um tuíte avisa os usuários para não mudarem o idioma para o inglês britânico, ou o aparelho entraria “de luto” até o dia 19 de setembro, quando oficialmente o ato se encerra.

Obviamente, se você fizer a alteração, o tablet ainda funcionará.

Talvez você entenda que é tudo brincadeira, mas a Associated Press fez questão de esclarecer o caso. “Não há verdade nesse rumor”, confirmou um porta-voz da Nintendo à AP. “Não houve mudanças nos locais em que o Roblox está disponível globalmente”, disse um porta-voz do Roblox.

Nintendo tem verdades e mentiras sobre o assunto

Assim como boatos surgiram sobre Roblox e iPad, a Nintendo não ficou de fora das brincadeiras nas redes sociais envolvendo a rainha Elizabeth II.

Rumores afirmavam que, se o usuário alterasse o idioma do Switch para o inglês britânico, o console entraria em modo sleep pelos próximos dias. Podemos definir isso como a boa e velha lorota.

É verdade, no entanto, que a Nintendo fez uma transmissão global na terça-feira (13), mas não incluiu o Reino Unido para respeitar o período de luto. A apresentação, que oficializou o título do próximo The Legend of Zelda, ficou disponível para os britânicos logo após a livestream acabar.

Com informações: CNET.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados