Passou a vez: EVGA sai do mercado de GPUs e Acer anuncia entrada

Primeira GPU da marca tem previsão de ser lançada em 12 de outubro; enquanto isso, EVGA anunciou há algumas semanas que está deixando de vez o setor

Yan Avelino
Por
Nova placa de vídeo da Acer tem previsão de ser lançada em 12 de outubro.
Nova placa de vídeo da Acer tem previsão de ser lançada em 12 de outubro. (Imagem: Divulgação/Acer)

De forma surpreendente, a Acer anunciou oficialmente na última sexta-feira (30) sua entrada no mercado de placas gráficas. A primeira GPU da empresa se chamará Predator BiFrost e deverá ser lançada no dia 12 de outubro. Engana-se, contudo, quem acha que ela trará os modelos da Nvidia ou AMD. O dispositivo da Acer trará a nova Arc A770 da Intel.

Sem dúvidas, a GPU chama bastante atenção pelo seu design marcante. Ela conta com uma ventoinha menor no meio e outra à direita. Isso, claro, sem contar com suas luzes que dão à placa uma estética singular.

Segundo algumas especulações, a ventoinha menor deverá empurrar do ar da placa para fora pela parte traseira, ao passo que a maior servirá para ventilar o hardware, mantendo tudo sob as devidas condições de refrigeração.

Ao que parece, a placa aparenta ser feita de metal e leva a cor preta, dando-lhe uma aparência mais premium. As duas ventoinhas têm iluminação RGB, sendo a maior delas a mais destacada pelas luzes. Na lateral, a Acer fez questão de colocar a marca Predator, que também é iluminada.

A alimentação da placa é feita por duas conexões suplementares de 8 pinos.

“Apresentamos a nova GPU A770 @intelgraphics #IntelArc, que batizamos de #PredatorBiFrost . Abrindo o caminho para uma nova geração de jogos incríveis!”

Por enquanto, a Acer não detalhou mais do que o nome e uma imagem da placa gráfica, deixando os fãs da marca curiosos para saber suas especificações principais e o preço do produto. A empresa afirmou apenas que ela será do modelo Intel Arc A770, mas não deixou claro se será de 8GB ou de 16GB.

Apresentada no último sábado, a placa de vídeo conta com 32 núcleos Xe, frequência base de 2,1 GHz e tem até 65% mais desempenho em ray tracing do que a concorrência. nos Estados Unidos, a Arc A770 terá preço sugerido de US$ 329 e também deverá ser lançada na quarta-feira, 12 de outubro.

Entra Acer, sai EVGA

Quem também surpreendeu o mercado foi a EVGA, que anunciou o encerramento de sua parceria com a Nvidia e decidiu deixar o segmento de GPUs de uma vez por todas.

A notícia foi divulgada pelo analista Jon Peddie, mas a empresa também publicou um comunicado em seu fórum. Posteriormente, Andrew Han, CEO da marca, conversou com um canal no YouTube para explicar melhor a decisão.

“Nós não estaremos na apresentação de Jensen [CEO da Nvidia], então eu não quero que as pessoas especulem o que está acontecendo. A EVGA decidiu não seguir para a próxima geração”, disse Han.

Na entrevista, ele diz que a relação conturbada que a Nvidia tem com as fabricantes parceiras foi um dos motivos pelo qual sua empresa tomou a decisão de abandonar o barco, alegando diversas falhas de comunicação.

Han ainda disse que a EVGA não deve mais fabricar GPUs. A empresa, contudo, tentará manter todos os funcionários que tem, remanejando-os para outros setores.

No entanto, algo que chama bastante atenção é que 80% da receita da companhia vem das placas gráficas, enquanto 18% provêm das placas-mãe e 2% de outros hardwares.

Mesmo assim, após o estoque acabar, a EVGA não tem planos de se unir às concorrentes AMD ou Intel, nem sequer pretende apostar em outros segmentos.

Com informações: Engadget, Ars Technica, TechRadar

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Yan Avelino

Yan Avelino

Ex-autor

Yan Avelino é natural de Recife (PE) e estuda Jornalismo na UNINASSAU. Foi repórter do Portal Tracklist em 2020 e do MacMagazine, onde cobriu a WWDC em 2021. Também passou pela TV Guararapes, emissora afiliada à RecordTV em Pernambuco, atuando como produtor de reportagem da versão local do Cidade Alerta. No Tecnoblog, foi autor em 2022.

Relacionados