PlayStation 5 desbloqueado aparece em vídeo com opção para instalar jogos

Jailbreak para PlayStation 5 é demonstrado em vídeo publicado no Twitter; solução permite personalizar o videogame da Sony, mas há limitações

Bruno Gall De Blasi
Por
PlayStation 5

PlayStation 5 deve ganhar uma solução de desbloqueio completa em breve. Neste domingo (2), um usuário do Twitter publicou um vídeo de uma unidade do videogame com jailbreak, alteração que permite instalar softwares não oficiais e fazer outras modificações no console. A solução, porém, ainda é limitada.

O vídeo partiu do perfil de Lance McDonald. Na demonstração, o modder revelou um menu de configuração com opções para personalizar o videogame da Sony. Além disso, parte do vídeo demonstra a instalação de um arquivo PKG com o backup de um jogo para PlayStation 4.

Apesar da demonstração, isto não significa que todos poderão rodar o jailbreak no seu PlayStation 5. Conforme observado pelo Video Game Chronicle, apenas as unidades com o firmware 4.03 são compatíveis com a modificação. A solução também não apresenta muita estabilidade após a instalação – portanto, se fizer, é por sua conta e risco. 

Vale lembrar que o modder ficou famoso ao liberar um patch não oficial de Bloodborne em 60 quadros por segundo no PlayStation 4. McDonald, no entanto, não é o criador do desbloqueio. Ele apenas mostrou o jailbreak em ação.

Afinal, o que é jailbreak?

Jailbreak é uma técnica que dá mais liberdade aos usuários de sistemas fechados. Pegando os primórdios do iPhone como exemplo, a solução não só ofereceu uma alternativa à App Store, como trouxe uma luz a quem comprou o celular nos Estados Unidos. Afinal, até 2011, apenas clientes da AT&T poderiam usar o smartphone da Apple por lá.

No PlayStation, a modificação não é muito diferente. Ao optar pelo jailbreak, os usuários podem instalar jogos por fora dos canais oficiais e até conseguem personalizar a interface do console com menos limitações. Mas nem tudo são flores: caso acesse PlayStation Network, sua conta tende a ser bloqueada, por exemplo.

A solução também pode trazer problemas de estabilidade ao videogame. Além disso, há outras limitações, como a perda da garantia e a impossibilidade de jogar online. Ou seja, pense bem antes de fazer qualquer modificação no seu console.

Com informações: Insider Gaming e VGC

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados