iPhone 14 se confunde e liga para emergência se você anda em montanha-russa

Situação curiosa acontece devido o detector de colisão dos gadgets da Apple; parques já estão desencorajando o celular durante o passeio

Ricardo Syozi
Por
Montanha-russa do parque King's Island (Divulgação / King's Island)
Brinquedo no parque Kings Island (Divulgação / Kings Island)

Uma das funções mais interessantes do iPhone 14 e de outros gadgets recentes da Apple é a detecção de colisão. Com ela, caso o usuário sofra um acidente, uma contagem regressiva começa. Se ela terminar e a pessoa não a cancelar, um pedido de socorro automático é acionado. Porém, situações curiosas ocorreram em parques de diversões, nas quais a emergência foi chamada durante um passeio na montanha-russa.

Diversos donos de iPhone 14 e iPhone 14 Pro relataram situações similares em parques de diversões nos Estados Unidos. Ao que tudo indica, se o indivíduo estiver com o smartphone em uma montanha-russa, é altamente possível que ocorra uma chamada de emergência.

Isso acontece por causa das paradas súbitas do brinquedo, fazendo com que o celular entenda que uma colisão acaba de suceder. Como a pessoa está se divertindo em meio à adrenalina do passeio, ela acaba não percebendo o acionamento da função a tempo de cancelar a contagem regressiva.

Conforme o Wall Street Journal, pelo menos seis casos desse tipo chegaram a ocorrer. Os parques Kings Island e Dollywood foram os locais mais atingidos nos Estados Unidos. Sendo assim, as empresas colocaram avisos na entrada de alguns dos brinquedos.

A fim de esclarecer a situação, um porta-voz da Apple afirmou que a companhia “testou o recurso com mais de um milhão de horas de dados de acidentes de carro e análise de condução no mundo real. Vários testes já foram feitos para testar a precisão da Detecção de Acidentes do iPhone 14, com resultados variados”.

Como impedir a chamada de emergência do iPhone 14 na montanha-russa

Primeiramente, essa função está disponível no iPhone 14, iPhone 14 Pro, segunda geração do Apple Watch SE, Apple Watch Series 8 e Apple Watch Ultra. Ela funciona com dados de movimento, GPS, barômetro e microfones para detectar uma batida, iniciando a contagem regressiva antes de entrar em contato com a emergência.

Caso você queira evitar esse tipo de situação, a primeira sugestão é simplesmente não levar o gadget da maçã em uma montanha-russa. Normalmente, os parques aconselham ou até mesmo proíbem celulares nesses brinquedos, mas nem sempre é algo respeitado pelos visitantes.

Outra forma de escapar de um momento desconfortável, é deixar o seu aparelho em modo avião durante a brincadeira, como afirma uma placa do parque Dollywood no Tennessee:

Celulares e outros dispositivos não devem ser trazidos a bordo de nenhuma atração. Devido ao movimento dinâmico que você experimentará neste passeio, apple watches e dispositivos similares podem ativar sua função de chamada de emergência. Para evitar que seu dispositivo faça chamadas não intencionais para o 911, desligue-o ou habilite o modo avião.

Ademais, caso o seu iPhone 14 entre em contato com a emergência devido às “batidas” do passeio nos Estados Unidos, uma ligação é feita para o local para certificar do ocorrido.

Com informações: Business Insider.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados