MediaTek Dimensity 1080 abre portas para mais celulares com câmera de 200 MP

Novo processador da MediaTek oferece suporte à câmera de 200 megapixels; Dimensity 1080 traz oito núcleos e é compatível com 5G

Bruno Gall De Blasi
Por
MediaTek Dimensity 1080 oferece suporte à câmeras de 200 MP (Imagem: Divulgação/MediaTek)

MediaTek revelou mais um processador para celulares nesta segunda-feira (10). O Dimensity 1080 chega ao mercado com suporte à câmeras de 200 megapixels, similar aos últimos lançamentos da Motorola e da Xiaomi com Snapdragon 8+ Gen 1. O chip também vem com oito núcleos de até 2,6 GHz e suporte ao 5G.

O lançamento é sucessor do Dimensity 920. Para refrescar a memória, o chip aparece no interior do Redmi Note 11 Pro+ 5G, anunciado em março com câmera tripla de 108 megapixels e recarga rápida de 120 watts. O Realme 9 Pro+, que está à venda no Brasil pelo preço sugerido de R$ 3.499, também traz o modelo anterior da marca taiwanesa. 

A nova geração se destaca pelo suporte à filmagem em 4K e à câmera de até 200 megapixels. À imprensa, a MediaTek destaca que o componente vai ajudar a tirar fotos com mais qualidade. A fabricante, no entanto, não detalhou os recursos fotográficos do chip oferecido pelo processador de imagem (ISP) conhecido como Imagiq.

Motorola Edge 30 Ultra possui câmera de 200 megapixels (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Motorola Edge 30 Ultra possui câmera de 200 megapixels (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Por ora, só há dois celulares com câmera de 200 MP

De qualquer forma, o Dimensity 1080 se aproxima do Snapdragon 8+ Gen 1, o mais poderoso da Qualcomm, no quesito fotografia. Para se ter ideia, apenas dois celulares foram lançados com o componente: Motorola Edge 30 Ultra e Xiaomi 12T Pro. Em comum, os dois telefones contam com a câmera principal de 200 MP.

A dupla comporta o sensor Isocell HP1. O componente possui uma tecnologia que une dezesseis pixels de 0,64 μm em um de 2,56 μm. Assim, o celular tira fotos de 12,5 MP com mais luz e riqueza maior de detalhes. Mas, claro, isto não significa que todos os celulares com Dimensity 1080 serão lançados com este componente.

MediaTek (Imagem: Divulgação/MediaTek)
MediaTek (Imagem: Divulgação/MediaTek)

MediaTek Dimensity 1080 possui oito núcleos e 5G

O lançamento reúne outros atributos que agradam o público. É o caso da junção de oito núcleos, sendo dois Cortex-A78 de até 2,6 GHz, aliados ao chip gráfico Mali-G68. O componente da MediaTek também será desenvolvido em um processo de 6 nanômetros, o que, segundo a fabricante, ajuda a garantir mais economia de energia.

A compatibilidade com o 5G também marca presença. A fabricante taiwanesa informa que o componente é compatível com as frequências abaixo de 6 GHz (sub-6 GHz). Além disso, os consumidores contam com suporte ao Wi-Fi, além da presença do HyperEngine 3.0 e da APU 3.0, o que pode algumas vantagens a quem gosta de jogar. 

Segundo a MediaTek, os smartphones com o Dimensity 1080 serão revelados no fim de 2022.

Com informações: MediaTek

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados