Rival do Snapdragon, Dimensity 9400 usará nova GPU Immortalis da Arm

Leaker Digital Chat Station divulgou mais detalhes do próximo processador mobile da MediaTek. Dimensity 9400 traz salto de desempenho em gráficos

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Divulgação/MediaTek)
Dimensity 9400, que deve chegar no fim do ano, usará principal GPU da Arm (Imagem: Divulgação/MediaTek)

O processador Dimensity 9400, flagship da MediaTek e concorrente do futuro Snapdragon 8 Gen 4, teve mais detalhes publicados em um novo vazamento. Segundo o leaker Digital Chat Station, o processador mobile usará a nova versão da GPU Immortalis, desenvolvida pela Arm. Com esta GPU, o Dimensity 9400 deve chegar com maior desempenho na área de processamento gráfico.

Digital Chat Station (DCS), que é um leaker com um bom histórico de acertos, afirma que o chip da MediaTek teve uma melhora de performance no teste Aztech Ruins do GFXBench de 11,1%. A GPU executou o vídeo em 1440p com 110 fps — o Dimensity 9300 fez o mesmo teste com 99 fps. A Immortalis usada pelo SoC ainda não tem nome oficializado, mas deve integrar a linha Immortalis G9. Esta GPU da Arm conta com suporte para ray tracing.

Dimensity 9400 melhora desempenho, mas passa por problemas

O leaker DCS divulgou em sua conta no Weibo que o benchmark do Dimensity 9400 marcou 2.700 pontos no teste single-core, 19.3% maior que o desempenho do antecessor Dimensity 9300. Em multi core, o SoC atingiu 9.800 pontos, 24,7% a mais que o atual flagship da MediaTek.

Leaker Digital Chat Station divulga detalhes de benchmark do Dimensity 9400 (Imagem: Reprodução/Gizmochina)
Leaker Digital Chat Station divulga detalhes de benchmark do Dimensity 9400 (Imagem: Reprodução/Gizmochina)

Porém, tanto desempenho assim tem um lado negativo. Primeiro, ainda estamos nas amostras de engenharia do processador. É esperado que o MediaTek 9400 chegue apenas no último trimestre do ano. Até lá, esses valores podem mudar para mais ou para menos.

Segundo, é o consumo de bateria. Novamente, a fabricante taiwanesa está usando uma configuração sem núcleos de eficiência. Pelo menos o processo de 3 nm da TSMC, que será usado na produção do Dimensity 9400, ajuda no menor consumo de energia.

O chip também usará memória RAM do tipo LPDDR5T, a melhor opção na atualidade para o processamento de tarefas de inteligência artificial. O desempenho dos SoCs com modelos de linguagem grande (LLM), os motores das IAs generativas, será cada vez mais importante no segmento. Como mostrou a Samsung com o Galaxy S24 e já adiantou a Apple, essas IAs serão funcionalidade padrão dos celulares premiums.

Com informações: Gizmochina (1 e 2) e GSMArena

Receba mais sobre Snapdragon na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados