Apple conquista os 7 primeiros lugares da lista de mais vendidos de 2023

Dos dez smartphones mais vendidos em 2023, sete são iPhones. Samsung ocupa as outras posições com seus smartphones de entrada

Felipe Freitas
Por
iPhone 14 azul claro (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
iPhone 14 foi o smartphone mais vendido de 2023, seguido de mais seis modelos de iPhones (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Em 2023, a Apple, pela primeira vez em sua história, emplacou sete dos dez smartphones mais vendidos no ano. O resultado vem de uma pesquisa da Counterpoint Research, empresa de análise de mercado de tecnologia. Na liderança do ranking está o iPhone 14, lançado em 2022, com seus irmãos 14 Pro e Pro Max fechando o pódio, respectivamente.

Na quarta colocação está o iPhone 13, lançado em 2021. O iPhone 15 Pro Max é o modelo de 2023 mais bem colocado, chegando na quinta posição. Na sequência vem o iPhone 15 Pro e o iPhone 15.

Mesmo sendo o iPhone 15 sendo a linha mais recente, é natural que o modelo do ano não atinja as primeiras colocações. O alto preço de lançamento, aliado com a curta janela entre o início das vendas e o fim do ano, faz com que eles se tornem smartphones mais competitivos no ano seguinte. Um indicativo disso é que o iPhone 15 Pro Max foi o celular mais vendido no último trimestre de 2023.

Fatia de mercado dos smartphones mais vendidos em 2023

Galaxy A14 5G foi o smartphone mais vendido da Samsung (Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy A14 5G foi o smartphone mais vendido da Samsung (Imagem: Divulgação/Samsung)

Como aponta a pesquisa da Counterpoint Research, os dez smartphones mais vendidos de 2023, que contam com Galaxy A14 5G, Galaxy A04e e Galaxy A14 4G fechando o ranking, representam 20% da fatia de mercado. O iPhone 14 representa 3,9% dos aparelhos vendidos no ano passado.

A empresa comenta que a pouca diferença entre o iPhone 13 o iPhone 14 foram responsáveis por aumentar as vendas das versões 14 Pro. Esses modelos estrearam o Dynamic Island, que substituiu o notch na borda da tela. Ainda assim, as vendas do iPhone 14 representam uma fatia de 3,9%.

Já os motivos do iPhone 13 estar bem colocado vêm do Japão e da Índia. No terra do sol nascente, as operadoras fizeram promoções que alavancaram as vendas dos iPhone mais “antigos”. Já na Índia, a queda de preço do iPhone 13 melhorou o custo-benefício do celular.

iphone 13 Pro
iPhone 13 ficou na quarta colocação, com vendas fortalecidas por promoções e queda no preço (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Brasil fortalece as vendas da Samsung

A Counterpoint Research diz em sua análise que o Brasil, junto da Índia, México e Indonésia, é um dos responsáveis pelo volume de vendas dos Galaxy A04e e Galaxy A14 4G. Já a versão 5G do Galaxy A14 teve um bom desempenho nos Estados Unidos e Índia (olha ela de novo).

Para 2024, a Counterpoint aposta que todos os smartphones do top serão modelos 5G. Isso se deve porque algumas fabricantes passarão a lançar somente modelos com essa conexão. A empresa ainda dá o palpite que as fabricantes chinesas entrarão na lista.

Relembre a análise do iPhone 14

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados