iPhone 14 Pro Max é celular mais vendido dos últimos meses; Galaxy lidera nos Androids

Empresa de análise de mercado divulga lista dos modelos mais vendidos no início do ano; escolha dos consumidores por smartphones topo de linha cresceu 4,7%

Felipe Freitas

O iPhone 14 Pro Max foi o smartphone mais vendido no mundo nos três primeiros meses de 2023. O Galaxy S23 Ultra, quinto na lista geral, liderou no segmento de celulares Androids. A pesquisa dos smartphones mais vendidos foi publicada pela Canalys, empresa de análise de mercado.

A Apple possui mais três smartphones entre os quatro dos mais vendidos: iPhone 14 Pro, iPhone 14 e iPhone 13. O iPhone 14 Plus ficou na sexta posição, atrás do já citado Galaxy S23 Ultra. Com esse desempenho do 14 Plus, perdendo prioritariamente espaço para o iPhone 13, faz sentido a Apple reestruturar o posicionamento do aparelho para 2023.

Dez smartphones premium mais vendidos no Q1 de 2023

  1. iPhone 14 Pro Max
  2. iPhone 14 Pro
  3. iPhone 14
  4. iPhone 13
  5. Galaxy S23 Ultra
  6. iPhone 14 Plus
  7. Galaxy S23
  8. iPhone 12
  9. Galaxy S23+
  10. Galaxy Z Flip 4

Pesquisa confirma que Galaxy S23 Ultra “salvou” Samsung

O estudo da Canalys confirma que o Galaxy S23 Ultra salvou as finanças da Samsung no primeiro trimestre, que teve uma queda de 96% nos lucros. Quando anunciou o resultado financeiro, a Samsung disse que as boas vendas do Galaxy S23 Ultra — e de toda a linha Galaxy S23 — ajudou a divisão de celulares a fechar o trimestre lucrando 3% a mais que no ano anterior.

Enquanto o S23 Ultra fica em quinto lugar na lista de smartphones mais vendidos no primeiro trimestre de 2023, o Galaxy S23 base e o Galaxy 23+ ficaram, respectivamente, em 7º e 9º lugar. Entre os dois modelos está o iPhone 12, lançado em 2020 e ainda um aparelho com ótimo desempenho em 2023.

Galaxy S23 Ultra, Galaxy S23+ e Galaxy S23
Linha Galaxy S23 está com um bom desempenho em vendas (Imagem: Divulgação/Samsung)

Outro “grande hit” da Samsung no primeiro trimestre é o Galaxy Z Flip 4, dobrável do tipo “concha”. O celular ficou na 10ª posição dos mais vendidos. Com isso, a Samsung deve ampliar a divulgação do modelo, um dobrável “mais acessível”. Um dos exemplos disso é a participação da fabricante no GP Explorer, competição de Fórmula 4 com youtubers, na qual os seus pilotos usarão o Z Flip 4 para divulgar imagens dos bastidores.

Vendas de smartphones topo de linha cresceram no 1º trimestre

Segundo a pesquisa da Canalys, a venda de smartphones topo de linha, com preço maior que US$ 500 (R$ 2.514,30, conversão direta) aumentou 4,7% quando comparada ao primeiro trimestre de 2022.

As vendas de celulares premium representaram 31% do comércio de smartphones no primeiro trimestre do ano. Mesmo com uma certa insegurança na economia global, causados por riscos de recessão nos EUA, guerra da Rússia contra a Ucrânia e ainda em fase de recuperação pós-pandemia, os consumidores parecem abrir a mão na hora de comprar um celular.

Com informações: SamMobile e Canalys

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.