Dimensity 9300 bate Snapdragon 8 Gen 3 no benchmark do AnTuTu

Smartphone equipado com próximo SoC topo de linha da MediaTek supera rival da Qualcomm; Dimensity 9300 será apresentado na próxima semana

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Divulgação/MediaTek)
Próximo MediaTek Dimensity 9300 supera seu rival em testes no AnTuTu (Imagem: Divulgação/MediaTek)

O Dimensity 9300, próximo processador premium da MediaTek, apareceu nos testes de desempenho do AnTuTu. O resultado do SoC mobile superou com sobras o seu principal rival, o Snapdragon 8 Gen 3, fabricado pela americana Qualcomm. O Dimensity 9300 encontrado no AnTuTu equipa um smartphone Vivo X100 — e você provavelmente não verá o celular por aqui.

A MediaTek lançará o novo Dimensity no dia 6 de novembro, próxima segunda-feira. Entretanto, o chip já apareceu em um punhado de testes de benchmark. O SoC pode chegar com uma configuração sem núcleos de eficiência, usando apenas quatro núcleos Cortex X4 e quatro Cortex A720 — para segurar o consumo, apenas um Cortex X4 operará com 3,25 GHz.

Dimensity 9300 “vence” Snapdragon 8 Gen 3 no AnTuTu

Desempenho do Vivo X100 equipado com o Dimensity 9300 (Imagem: Reprodução/AnTuTu)
Desempenho do Vivo X100 equipado com o Dimensity 9300 (Imagem: Reprodução/AnTuTu)

O desempenho do Dimensity 9300 no AnTuTu foi de 2.249.858 pontos — 20.000 a mais que o Snapdragon 8 Gen 3. Vale destacar que o Vivo X100 utiliza memórias RAM do tipo LPDDR5T, uma memória mais rápida que as LPDDR5X usada no Realme GT5 Pro, smartphone com o chip da Qualcomm que foi superado pelo SoC da MediaTek.

Todavia, mesmo que a MediaTek tenha adaptado o clock de três dos quatro Cortex X4, o lançamento do celular colocará em prova o quão melhor é o Dimensity 9300 sobre o seu rival Snapdragon 8 Gen 3. Com um desempenho tão alto e quatro núcleos Cortex X4, o SoC da MediaTek pode consumir muita bateria em tarefas mais pesadas — e também a ausência de núcleos de eficiência joga energia fora, algo que a Samsung tentará corrigir com 10 cores no Exynos 2400.

Dimensity 9300 não deve chegar no Brasil

É pouco provável que algum smartphone equipado com o Dimensity 9300 chegue ao Brasil. Das fabricantes chinesas que atuam no país, a Xiaomi está utilizando o Snapdragon 8 Gen 3 no Xiaomi 14, enquanto a Oppo e Realme costumam trazem para o mercado doméstico apenas modelos intermediários.

Quem tiver interessado no Vivo X100 e seu Dimensity 9300, terá que recorrer aos e-commerces chineses — o que pode não compensar.

Com informações: WCCF Tech e SparrowNews

Receba mais sobre AnTuTu na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados