Cartão de crédito que fala o valor das suas compras está chegando ao Brasil

Com foco nos usuários com deficiência visual, o cartão e o app emitirão informações em formato de áudio antes de conclusão de qualquer transação

Ricardo Syozi
Por

Começou no Brasil o teste piloto de um novo e curioso item: o Voice Card. Esse cartão de crédito tem como principal característica o fato de descrever os detalhes da transação financeira por voz. Ou seja, ele “fala” com o dono sobre o valor e as etapas do pagamento realizado. A experiência está sendo feita em parceria com um emissor não identificado. Já a previsão é de um lançamento oficial em 2023.

voice card
Voice Card (Imagem: Divulgação / Thales)

A fabricante de cartões de crédito e débito e SIMcards Thales anunciou o início dos testes do Voice Card em parceria com a fintech Handsome. Segundo as empresas, o objeto foi desenvolvido pensando nos clientes com deficiência visual.

Assim, o cartão precisará ser emparelhado com um aplicativo para smartphone. É desse modo que a descrição da transação ocorrerá. De acordo com as informações divulgadas pelas companhias, fases como valor, validação do PIN, tentativas restantes em caso de PIN incorreto e se a transação foi concluída com sucesso serão criptografas e enviadas para o telefone.

Em seguida, o titular poderá ouvir os detalhes antes de finalizar o pagamento.

A Thales divulgou como tudo vai funcionar:

  1. Primeiramente, o cliente receberá o Voice Card e terá que fazer o emparelhamento com o celular;
  2. A cada pagamento, um link vai conectá-lo com o smartphone;
  3. O telefone vai informar o valor em voz alta antes do usuário colocar seu PIN para finalizar a transação;
  4. Por fim, o aparelho vai emitir a confirmação por áudio.

Para oferecer mais segurança, as empresas afirmaram que o emparelhamento entre celular e cartão de crédito é exclusivo. Isto é, caso o cliente troque de gadget, será preciso refazer todas as ações de conexão.

Vale destacar que o recurso de voz não funcionará com pagamentos por aproximação, apenas através de PIN.

YouTube video

Cartão com biometria também está nos planos

A Thales ainda anunciou que começou o teste piloto de mais um tipo de cartão de crédito, o “biométrico”. O item vai permitir que os clientes efetuem pagamentos “com um simples toque”.

Ele vai funcionar com um sensor de impressão digital no corpo do objeto. Além disso, um processo de cadastro “simples, mas rigoroso” poderá ser realizado na casa do usuário ou em uma agência bancária.

Para garantir a segurança dos dados, a empresa afirma que “dados de referência da impressão digital serão armazenados no chip seguro do cartão” e não vão ser “mantidos nos servidores do banco e nem enviados por via aérea para um departamento de personalização”.

No entanto, ainda não há nenhuma previsão para o lançamento dessa opção biométrica.

Com informações: Thales Group.

Relacionados

Relacionados