Snapdragon 782G: Qualcomm atualiza processador usado no Motorola Edge 30

Snapdragon 782G é um pouco mais rápido que o Snapdragon 778G+; processador da Qualcomm suporta câmeras de 200 MP e tela de 144 Hz

Bruno Gall De Blasi
Por
Chip Snapdragon (Imagem: divulgação/Qualcomm)
Chip Snapdragon (Imagem: divulgação/Qualcomm)

Qualcomm não vive apenas de chips potentes. Pouco depois do novo Snapdragon 8 Gen 2, a fabricante revelou o Snapdragon 782G, compatível com câmeras de 200 MP, telas de 144 Hz e mais. O processador para os futuros celulares intermediários, porém, é uma atualização do Snapdragon 778G+, presente no interior do Motorola Edge 30.

O componente dá um refresco à linha de processadores da marca para celulares intermediários. A composição do lançamento conta com oito núcleos Kryo 670 de até 2,7 GHz e chip gráfico Adreno 642L. Outro destaque fica pela litografia de seis nanômetros e a arquitetura de 64 bits. 

O arranjo é parecido com o do Snapdragon 778G+, que possui os mesmos núcleos, mas a velocidade é de até 2,5 GHz. O chip, para refrescar a memória, marca presença no Motorola Edge 30, lançado no Brasil em junho. Durante os testes do Tecnoblog, o ótimo desempenho elencou a lista de benefícios do produto.

Toda essa combinação confere um pouco mais de desempenho ao lançamento. Mas há alguns pontos em comum entre os dois modelos, como a presença do modem Snapdragon X53. Segundo a Qualcomm, o componente oferece velocidades de download de até 3,7 Gb/s e de upload de até 1,6 Gb/s. 

Outra semelhança fica pela presença do Qualcomm FastConnect 6700. O componente permite a instalação de antenas compatíveis com o Wi-Fi 5 e bandas de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. 

O Snapdragon 782G ainda é compatível com Bluetooth 5.2, GPS e NFC.

Lançamento atualiza o processador do Motorola Edge 30 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Lançamento atualiza o processador do Motorola Edge 30 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Snapdragon 782G suporta câmeras de até 200 MP

Para além da conectividade, o processador de imagem (ISP) é outro chamariz do modelo estreante. Segundo a fabricante, o componente oferece suporte a câmeras de até 200 megapixels com recursos de inteligência artificial (IA), HDR e mais. 

Já a tela pode ser Full HD+ com taxa de atualização de até 144 Hz ou 4K com até 60 Hz. Além disso, o chip oferece suporte ao HDR10+ e HDR10.

O componente ainda oferece a tecnologia Qualcomm Quick Charge 4+, proporcionando recarga rápida aos celulares. Outra vantagem gira em torno do suporte à entrada USB-C 3.1, conferindo uma transferência de dados em alta velocidade via cabo. 

O chip ainda conta com vários sistemas de segurança para incrementar a proteção dos smartphones.

Ainda não se sabe quais serão os primeiros celulares a receber o lançamento da Qualcomm. Todavia, este é mais um processador revelado recentemente, a considerar a estreia do Snapdragon 8 Gen 2, o mais poderoso da marca da atualidade. 

A fabricante também revelou chips para óculos inteligentes e para fones de ouvido em novembro. 

Com informações: Gizmochina e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados