Snapdragon 8 Gen 2 aposta em inteligência artificial para câmeras e sensores
Processador de topo de linha da Qualcomm promete sensores sempre ligados e câmeras que reconhecem partes diferentes de uma mesma imagem
Processador de topo de linha da Qualcomm promete sensores sempre ligados e câmeras que reconhecem partes diferentes de uma mesma imagem
Direto do Havaí, o Tecnoblog acompanhou o lançamento do chip que vai equipar os smartphones Android de topo de linha em 2023. A Qualcomm apresentou nesta terça-feira (15) o Snapdragon 8 Gen 2, que promete melhorias em inteligência artificial, novos recursos para captura de áudio e vídeo e suporte a Wi-Fi 7. Os primeiros celulares com o componente devem chegar até o fim do ano.
A Qualcomm destacou a atualização feita no processador Hexagon, parte do chip dedicada a tarefas de IA. A promessa é de desempenho 4,35 vezes maior.
Nos detalhes técnicos, houve a troca do formato FP32 para o INT4 — a empresa diz que isso permitiu melhorar em 60% a eficiência energética.
O Sensing Hub — parte do chip responsável por controlar os sensores do smartphone — agora também tem um processador de IA duplo. Segundo a Qualcomm, isso vai permitir ativar os aparelhos com palavras customizadas.
A inteligência artificial também está presente no processador do sensor de imagens, o ISP. Graças a isso, a empresa promete que, com o Snapdragon 8 Gen 2, as câmeras do aparelho poderão ficar sempre ativadas. Assim, você poderia ler um QR Code sem ativar o aparelho e abrir o app.
Outro recurso seria proteger a privacidade: o aparelho desligaria a tela automaticamente caso um rosto não identificado fosse capturado pelas lentes, evitando aquela espiadinha.
Já que estamos falando de câmeras, vamos para foto e vídeo.
A Qualcomm diz que o Snapdragon 8 Gen 2 é capaz de reconhecer com mais rapidez imagens em fotos e vídeos e fazer o que ela chama de segmentação semântica.
É como se, ao fazer uma foto de uma paisagem, o chip entendesse o que é o céu, o que é o mar e o que é a areia da praia, por exemplo. Isso também vale para rostos: o ISP compreende o que é pele, cabelo, olhos e assim por diante.
Com isso, o pós-processamento fica mais fácil, já que o chip pode ajustar os parâmetros para cada região da imagem.
Outro uso é o modo cinematográfico em vídeos, aquele que desfoca partes diferentes de acordo com o olhar das pessoas em cena.
Em termos de resolução, os números são os mesmos do Snapdragon 8 Gen 1: até 200 megapixels para fotos e 8K HDR a 60 fps para vídeos. Sony e Samsung anunciaram sensores fotográficos otimizados para trabalhar com o Snapdragon 8 Gen 2.
Deixando de lado processamento de imagens e inteligência artificial, vamos à parte mais bruta do chip: CPU e GPU.
A Qualcomm afirma que a GPU Adreno atualizada tem desempenho 25% mais rápido que a do Snapdragon 8 Gen 1.
Ela traz suporte a Vulkan 1.3 e melhorias no ray tracing. Segundo a empresa, é o primeiro chip com suporte otimizado ao Unreal Engine 5 Metahumans Framework, que ajuda a criar personagens humanos mais realísticos.
Já a CPU Kryo oferece 40% mais eficiência de energia. Aliás, ela continua com a ser fabricada com o processo de 4 nm da TSMC. Ela continua com oito núcleos, mas eles estão organizados de forma diferente.
Antes, era um núcleo “prime”, três para as pesadas e quatro para as simples. O Snapdragon 8 Gen 2 trocou um núcleo dos mais fracos por um intermediário — agora, são quatro na camada do meio e três na mais baixa.
O system-on-a-chip inclui modem, uma das coisas em que a Qualcomm mais se destaca. O Snapdragon 8 Gen 2 vem com o modem X70 5G. Ele tem suporte a dois SIM cards 5G sempre ativos.
O sistema FastConnect 7800, anunciado em fevereiro, também faz parte do Snapdragon 8 Gen 2. Ele traz Wi-Fi 7 e conexão Bluetooth dupla.
Vale lembrar que o Wi-Fi 7 ainda é um padrão em desenvolvimento e não está disponível comercialmente. O que a Qualcomm fez foi colocar suporte a alguns recursos que estarão presentes nele, como conexão multilink simultânea, para manter a estabilidade, e canais de 240 MHz e 320 MHz na faixa dos 6 GHz.
Em som, o Snapdragon 8 Gen 2 oferece suporte a áudio lossless a 48 kHz e áudio espacial dinâmico com rastreamento de cabeça. A sincroniza é garantia por uma latência de apenas 48 ms.
A Qualcomm listou uma série de fabricantes na lista de quem vai adotar o Snapdragon 8 Gen 2. A relação tem Asus, Motorola, Oppo e Xiaomi, entre as que estão presentes aqui no Brasil, além de nomes fortes no mercado internacional, como Honor, OnePlus, Sharp, Sony e ZTE.
Segundo a empresa, os primeiros aparelhos comerciais estão planejados para o fim de 2022.
Giovanni Santa Rosa viajou ao Havaí a convite da Qualcomm.