Sony cria conjunto de sensores para criação de motions captures domésticos

Usuários terão movimentos exibidos em avatar no metaverso; preço de lançamento é de US$ 358

Felipe Freitas
Por

A Sony anunciou nesta terça-feira (29) o Mocopi, conjunto “caseiro” de sensores para criação de motion capture. O “kit” traz seis sensores para o usuário equipar no corpo e realizar a captura de movimentos — auxiliado por um aplicativo para smartphones Android e iOS.

Sony Mocopi (Imagem: Divulgação)
Sony Mocopi (Imagem: Divulgação)

A pré-venda do produto será aberta em dezembro, com as vendas oficiais iniciando em janeiro de 2023. O nome Mocopi é um trocadilho com a palavra “mocap”, abreviação de motion capture.

Sony Mocopi: metaverso e dancinhas no TikTok?

Apesar da propaganda da Sony (veja abaixo) mostrar dois atores usando o Mocopi com um avatar dançante, a proposta do produto é maior que isso. Os sensores permitirão que os usuários controlem avatares em aplicativos de realidade virtual (VRChat). Porém, provavelmente a função mais interessante do Mocopi é o kit de desenvolvimento de software (SDK).

YouTube video

O vídeo instrucional sugere que o Mocopi é fácil de usar. Existem as etapas básicas de calibragem dos sensores e tudo é feito pelo aplicativo, disponível para iOS e Android. Aliado ao SDK, o produto pode ajudar profissionais da área de animação a produzir conteúdos de maneira mais prática.

YouTube video

O Mocopi possui um sensor para a cabeça, um para o quadril, dois para os pulsos e dois para o tornozelo. A Sony, no comunicado enviado à imprensa, destaca que o uso do SDK e do Mocopi permitirá o desenvolvimento de novos serviços para a área fitness. 

De fato, o vídeo promocional do produto foca no uso do equipamento para a dança, mas os desenvolvedores saberão tirar o máximo da capacidade dos sensores. Custando R$ 1.892,39 na conversão direta, o Mocopi não será um produto básico. Devemos esperar um conjunto de sensores de alta qualidade e que possam até ser combinados com o PSVR. 

Contudo, teremos que esperar dois meses para as primeiras análises. Não há previsão de lançamento do Mocopi para os mercados fora do Japão.

Com informações: Engadget

Relacionados

Relacionados