Mesmo visto por mais de 100 milhões, Os Anéis de Poder não chega perto de sucessos da Netflix

Produção original da Amazon é a mais cara da história e já teve sua segunda temporada confirmada pela plataforma de streaming

Paula Alves
Por
Mesmo visto por mais de 100 milhões, Os Anéis de Poder não chega perto de sucessos da Netflix / Netflix / Divulgação
Senhor dos Anéis: Anéis do Poder (Imagem: Divulgação / Netflix)

Lançada no Prime Video em setembro de 2022, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estreou na plataforma com grandes expectativas, não apenas pela popularidade da obra, mas também por ser a série mais cara já produzida na história. Embora tenha apresentado bons resultados, seu desempenho não foi como o esperado e, a título de comparação com outros sucessos da Netflix, ainda não rendeu para a Amazon o seu tão aguardado fenômeno.

De acordo com dados revelados pela própria Amazon, Os Anéis de Poder foi visto por nada menos do que 100 milhões de pessoas. Número esse que o transforma na produção Amazon Original mais assistida em todo o mundo, com 24 bilhões de minutos transmitidos.

Embora grandiosos, esses valores perdem um pouco do seu brilho quando colocados em perspectiva com o custo da produção, que, segundo o Business Insider, foi de US$ 715 milhões.

Além disso, a obra ainda também está longe de bater grandes sucesso da Netflix, como mostram os dados apurados pela FlatpanelsHD.

Segundo o site, a primeira temporada de The Witcher teve 32,5 bilhões de minutos assistidos, enquanto a primeira temporada de Wandinha alcançou nada menos do que 74,2 bilhões de minutos vistos.

Maratona e redes sociais ajudam em fenômeno

amazon prime video ou netflix
Netflix x Amazon Prime Video (Imagem: Tecnoblog)

Embora as três produções tenham o mesmo número de episódios, um ponto que vale lembrar é que, no caso da Netflix, eles foram lançados todos de uma única vez, enquanto a série de O Senhor dos Aneis ganhou episódios semanais.

Ainda que essa janela de tempo possa trabalhar tanto a favor quanto contra uma produção, é notório como esse modelo de maratona já ajudou a viralizar muitos programas.

Round 6, por exemplo, um dos maiores sucessos da Netflix, conseguiu se retroalimentar desse frissom das redes, de maneira que as pessoas conheciam a série através dos comentários e memes que surgiam nas plataformas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Morning Consult, 32% dos assinantes da empresa descobriram a série por meio de redes sociais, sendo que 20% desse total foi exclusivamente pelo TikTok.

Prime Video ainda busca seu fenômeno

Para além dessas questões, há ainda outros fatores a serem considerados para os números de Anéis do Poder não terem conseguido alcançar as expectativas.

Um deles, com certeza, foi o boicote realizado por alguns fãs de Tolkien, que criticaram a série antes mesmo de sua estreia, devido a certas mudanças em relação aos livros.

Apesar de tudo isso, o Prime Video parece bastante satisfeito com os números e críticas proporcionados pela série. Sua segunda temporada já foi confirmada e, ainda que não tenha uma data oficial de estreia, deve retornar em 2024, mantendo o sonho do streaming de alcançar o seu aguardado fenômeno.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados