Windows 11 vai exibir anúncios de aplicativos na loja da Microsoft

Os anúncios vão aparecer na busca e nas abas Aplicativos e Jogos da Microsoft Store do Windows 11 e 10; segundo a companhia, a medida vai "ajudar desenvolvedores"

Bruno Gall De Blasi
Por
Windows 11
Windows 11 (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

Microsoft encontrou uma nova fonte de renda: o Microsoft Store Ads. Nesta quinta-feira (2), a companhia informou que os desenvolvedores poderão anunciar seus próprios aplicativos dentro do repositório de apps, jogos, filmes e séries. A responsável pelo Windows 11 também liberou a publicação de apps Win32 para todos.

A iniciativa vem a público em um momento de glória. De acordo com a própria Microsoft, em 2022, a loja angariou mais de 900 milhões de usuários em 2022. Enquanto isso, houve um aumento de 122% na submissão de aplicativos na comparação anual.

Com base neste resultado, a Microsoft é clara ao dizer “alcance um público mais amplo de aplicativos” ao apresentar o serviço. Afinal, além dos usuários do Windows 11, os desenvolvedores também poderão anunciar para quem ainda utiliza o Windows 10.

Loja do Windows 11 terá anúncios segmentados

E também foi enfática ao ressaltar que a mudança foi criada para “ajudar desenvolvedores” no crescimento de seus negócios ao colocar os apps e jogos “na frente dos clientes certos no momento certo”.

Em outras palavras: agora será possível segmentar a veiculação dos anúncios para que as empresas alcancem o público desejado na Microsoft Store do Windows 11 e 10.

“Um desenvolvedor de um aplicativo de criação de música, por exemplo, poderá criar uma campanha publicitária para colocar seu aplicativo na frente de um público que gosta de música ou gosta de criar música”, exemplificaram.

Os anúncios serão identificados pelo pequeno selo “Ad” no cartão do aplicativo. Segundo a Microsoft, os conteúdos vão aparecer nos resultados de busca e dentro das abas Aplicativos e Jogos.

Microsoft Store Ads chega ao Windows 11 e 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Microsoft Store Ads chega ao Windows 11 e 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Microsoft libera a publicação de apps Win32 para todos

Além dos anúncios, a Microsoft informou que vai acabar com a lista de espera para aplicativos Win32. Agora, a restrição caiu por terra: a Microsoft também informou, nesta quinta-feira (2), que os desenvolvedores poderão publicar programas com a arquitetura na Microsoft Store.

“Hoje, temos o prazer de compartilhar que o programa agora está aberto a todos os desenvolvedores Win32 (.NET, C++, Electron, Flutter, Qt, Rust e mais)”, informaram. “Se seu aplicativo ou jogo ainda não estiver na Microsoft Store, comece publicando seu aplicativo do Windows.”

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados