Engenheiro modifica iPhone e coloca entrada USB-C ao lado da Lightning

Além do aparelho com duas portas, criador já fez "iPhones dobráveis" usando celulares da Samsung e inventou um StarTAC com Android

Giovanni Santa Rosa
Por
iPhone foi modificado e ganhou uma entrada USB-C ao lado da Lightning
iPhone foi modificado e ganhou uma entrada USB-C ao lado da Lightning (Imagem: Reprodução/YouTube)

Depois do iPhone com USB-C e do Android com Lightning, mais um engenheiro riu dos limites e cometeu o que muitos chamarão de loucura: ele colocou uma porta USB-C ao lado da porta Lightning de um iPhone 12 Mini. Impressionante.

O passo a passo da modificação foi publicado no YouTube, em um vídeo de mais de cinco minutos de duração.

O usuário sul-coreano @Hyphaistos3672 colocou a porta USB-C à direita da Lightning, na parte inferior do aparelho. Para isso, ele precisou remover o alto-falante do aparelho e teve que dar um jeitinho para reinstalar o microfone.

O engenheiro também precisou fazer adaptações para que a porta fosse reconhecida como uma Lightning com adaptador.

Em um segundo vídeo, ele testa vários cabos para checar se um MacBook e um notebook com Windows são capazes de se conectar ao iPhone. Surpreendentemente, tudo funciona muito bem.

Um passeio pelo canal de YouTube mostra que o usuário @Hyphaistos3672 gosta mesmo dessa história de fazer modificações.

Em um desses vídeos, ele imagina como seriam os dobráveis da Apple. Para isso, ele construiu cases para o Galaxy Z Flip e para o Galaxy Z Fold com a marca e o design dos aparelhos da maçã.

Em outro, ele transforma o clássico StarTAC da Motorola em um smartphone com Android. A telinha fica bem pequena e a interface acaba um pouco espremida, mas funciona.

iPhone 15 deve vir com USB-C

O conector Lightning costuma ser bastante polêmico, e muita gente detesta não conseguir usar cabos USB-C — que costumam ser bem mais baratos e fáceis de achar.

O engenheiro Ken Pillonel fez sua adaptação e criou um iPhone X com USB-C. O aparelho fez sucesso e foi leiloado por mais de R$ 450 mil.

Pillonel também fez uma mudança que absolutamente ninguém pediu: ele criou um Galaxy A51 com Lightning no lugar do USB-C. “Pra quê?!”, você deve estar se perguntando. Ele disse ser para “equilibrar o caos”.

Modificações à parte, o iPhone 15 deve ser lançado em setembro de 2023 com porta USB-C. A mudança se deve a uma nova legislação da União Europeia, que adotou esta conexão como padrão para todos os aparelhos.

Ainda não se sabe se todas as versões USB-C ou se só a destinada ao mercado europeu. No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a se movimentar para adotar normas parecidas.

Até lá, temos este iPhone esquisito com duas portas, Lightning e USB-C, lado a lado. Como apontou um usuário no Reddit, pelo menos dá para conectar um fone de ouvido e carregar ao mesmo tempo, como era possível lá em 2016.

Com informações: Mac Magazine, 9to5Mac.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados