Aplicativo com audiodescrição traz acessibilidade para compras no supermercado

Disponível gratuitamente para iOS e Android, o "Alia Inclui" identifica e lê rótulos, fazendo uma audiodescrição das características do produto

Paula Alves
Por
Aplicativo com audiodescrição garante acessibilidade nas compras / Divulgação / Alia Inclui
Alia Inclui (Imagem: Divulgação / Alia Inclui)

Criado por uma startup brasileira, o Alia Inclui é um aplicativo voltado para pessoas cegas ou com baixa visão que acabou de chegar ao mercado. Gratuito, ele possui uma tecnologia que consegue identificar e audiodescrever informações relevantes dos rótulos de produtos diversificados, ajudando as pessoas a terem maior acessibilidade na hora das compras.

Criado por uma empresa homônima, co-fundada pela servidora pública e também deficiente visual Caroline Dall Acua, além das sócias Débora Rosati e Tatiana Duarte, o Alia Inclui chegou em fevereiro nas lojas da Apple Store e da Play Store.

Uma solução inteligente para pessoas com deficiência visual, ele utiliza uma tecnologia que consegue ler o código de barras de um determinado item e reproduzir, em áudio, informações como o nome do produto, peso, valores nutricionais e quantidade, além de outros campos cadastrados.

Como funciona o Alia Inclui

Na prática, para usá-lo, basta que o usuário abra o app e confirme na tela que deseja escanear um produto. Feito isso, ele deve colocar o item em frente a câmera do celular, contando para isso com a ajuda de um aviso sonoro que o auxilia a posicionar o objeto da melhor maneira possível.

Em seguida, caso o item esteja cadastrado no Alia Inclui, o dispositivo conseguirá ler o seu código de barras, redirecionando o usuário para uma tela com informações detalhadas sobre o objeto em questão.

No caso de um vinho, por exemplo, a pessoa pode clicar em seções como “nome, características, visão, olfato, paladar ou detalhes”, obtendo assim os dados desejados, que serão lidos em voz alta pelo aplicativo.

Aplicativo com audiodescrição garante acessibilidade nas compras / Alia Inclui / Divulgação
Alia Inclui (Imagem: Divulgação / Alia Inclui)

Caso ela queira se informar sobre um novo produto, basta tocar novamente em “escanear outro produto” e repetir os passos anteriores.

Aplicativo garante acessibilidade nas compras

Embora o ato de ir até um supermercado possa parecer algo corriqueiro, para quem é cego ou tem baixa visão há inúmeras dificuldades em identificar produtos e fazer compras de maneira autônoma.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2022, existem nada menos do que 7,8 milhões de pessoas no país que possuem algum tipo de deficiência visual. O que por si só já identifica a existência de um público imenso que pode se beneficiar de tecnologias que tragam mais acessibilidade nas tarefas do dia a dia.

No caso do Alia Inclui, a ideia é que o aplicativo consiga trazer autonomia às pessoas que necessitam dessa ajuda, de maneira 100% gratuita.

Além disso, vale lembrar que tanto empresas quanto pessoas físicas podem ser aliados da solução, cadastrando seus produtos no aplicativo e permitindo que mais pessoas tenham acesso a ele e suas especificações.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados