Microsoft Teams vai oferecer suporte à tela verde nas chamadas em vídeo

Novidade deve chegar ainda em 2023; ela permitirá que os usuários tenham cenários com maior nitidez e melhores efeitos, mas é bom ter espaço em casa

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 4 meses
A tela verde ajuda na criação de fundos virtuais (Imagem: Pixabay / Klaus Hausmann)

Com o objetivo de melhorar a experiência das videochamadas, a dona do Windows anunciou que vai oferecer suporte à famosa tela verde no Microsoft Teams. Dessa maneira, os usuários poderão ter uma qualidade mais competente ao usar fundos virtuais durante as conversas online. A novidade surgiu no Roteiro do Microsoft 365, divulgado pela empresa no fim de fevereiro.

Também conhecido como “chroma key”, o fundo verde é utilizado para mostrar cenários variados na tela. Como resultado, é possível adicionar qualquer horizonte a um filme, seriado e, até mesmo, uma videochamada. É comum ver youtubers, streamers e influenciadores fazendo uso desse artifício em suas produções.

No entanto, essa opção não é padrão em aplicativos para bate-papo e reuniões online. Normalmente, programas como o Google Meet utilizam inteligência artificial para criar uma paisagem para a pessoa. Porém, a qualidade dessa imagem nem sempre é a das melhores. A tecnologia esverdeada acaba resolvendo isso.

Sendo assim, a empresa de Redmond anunciou no Roadmap do 365, que vai disponibilizar a função para as chamadas em vídeo no Microsoft Teams. A companhia destacou as qualidades da novidade:

A tela verde melhora a nitidez e a definição do efeito de fundo virtual ao redor do rosto, cabeça, orelhas e cabelo. Ela também permite que você mostre um adereço ou outro objeto em sua mão para ser mais visível para outros participantes em uma chamada. O plano de cenário com uma tela verde fornece o melhor efeito, consumindo menos recursos do sistema, permitindo que o Teams seja executado de forma mais suave.

Como o planejamento da ferramenta foi adicionado ao Roteiro do Microsoft 365 no fim de fevereiro, ainda demorará para termos a novidade na prática.

(Imagem: Divulgação / Microsoft Teams)
Microsoft Teams (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Opção é feita para quem busca por qualidade

É verdade que não é nada fácil ter um pano verde grande para prender em sua parede sempre que for participar de uma reunião virtual. Muitas vezes, é mais conveniente usar os efeitos e filtros que o programa de videochamada oferece, por mais simples que eles possam ser.

Todavia, o recurso que a dona do Windows quer entregar serve especialmente para as pessoas mais exigentes, profissionais ou não, que não querem falhas por causa do estilo do fundo na tela.

Outro quesito que vale a atenção é que ao usar o chroma key ao invés das características próprias do aplicativo, ele rodará mais leve, evitando travamentos desagradáveis.

Ou seja, se você quer a melhor qualidade possível e um nível alto de fidelidade no background de sua videochamada, então pode ser interessante pesquisar preços de panos verdes por aí.

Com informações: TechRadar.

Receba mais sobre Microsoft Teams na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados